Carro de R$ 10 milhões é o mais caro do Salão do Automóvel


Pagani Zonda supera o Bugatti Veyron, que custa R$ 7,7 milhões.Superesportivo ainda espera encontrar dono no Brasil.

Durou pouco o reinado do Bugatti Veyron como o carro mais caro do Salão de São Paulo. O modelo, que custa R$ 7,7 milhões e até esta terça-feira (26) ostentava o título, perdeu para o Pagani Zonda R. O superesportivo foi anunciado à imprensa no segundo dia do evento com o preço de R$ 10 milhões pela importadora Platinuss. Apenas dez unidades foram produzidas e o Brasil recebeu o sétimo exemplar, que ainda espera por um dono.

Pagani Zonda materia
Pagani Zonda R é carro de competição.

O carro de competição – ele não está homologado para circular nas ruas – quebrou na pista de Nürburgring, na Alemanha, a antiga marca estabelecida há três meses pela compatriota Ferrari 599 XX. O Zonda R percorreu os 22 km do circuito em 6 minutos e 47 segundos (marca que está estampada nas portas), ante os 6 minutos e 58 segundos da ‘macchina’ italiana.

De acordo com a fabricante, o motor AMG Mercedes-Benz de 750 cavalos empurra o modelo da Pagani de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos.

Carro sueco de R$ 6 milhões
A Platinuss apresentou também no Salão outro carrão milionário, o Koenigsegg CCXR E100 Platinuss Special, feito pela marca sueca especialmente para a importadora e que está à venda por R$ 6 milhões. Sob o capô está um motor V8 4.7 feito para beber 100% de etanol no país. O bloco bicombustível ganhou 82 cavalos de potência e gera agora 1.100 cv.

Koenigsegg
Sueco Koenigsegg pode ser abastecido com álcool

Os números permitem que a aceleração de 0 a 100 km/h seja feita em 2,9 segundos e que o modelo atinja os 415 km/h.

Outro destaque da empresa foi o holandês Spyker C8 Aileron Coupé, que foi mostrado apenas como versão conceitual. O motor é um Audi V8, totalmente em alumínio, com 400 cv. Os preços irão variar de R$ 990 mil a R$ 1,2 milhão, dependendo da configuração.

Auto Esporte em seu iPad



Editora Globo
Ipad agora tem conteúdo completo da Autoesporte


No mês em que completa 46 anos, a Revista Autoesporte oferece seu conteúdo completo para o tablet da Apple. Não é preciso pagar nada para baixar a edição de novembro, que traz o melhor do Salão do Automóvel de São Paulo, com roteiros e informações para você não perder nada da maior festa da indústria no Brasil. Comece fazendo o download gratuito do app da revista, para então baixar o arquivo. A versão digital de Autoesporte é a primeira de uma revista mensal no Brasil.

Com ela, além dos textos e imagens da revista, é possível explorar com giros de 360 graus o interior e o exterior de vários modelos, conferir galerias de imagens extras, fazer zoom das fotos, assistir a vídeos, ouvir sons e podcast. Sem falar de surpresas no meio da leitura...

Entre outras reportagens, você vai conhecer a nova geração de sedãs médios que chega ao mercado nacional no próximo ano, conferir o resultado do confronto entre as minivans Idea e Livina e a primeira volta no cupê de luxo Audi A7 Sportback.

Você pode baixar sua revista digital na App store. Basta acessar a loja virtual, onde são oferecidos os aplicativos da Apple, buscar por Autoesporte e seguir as instruções. Caso você tenha alguma dificuldade com o download de sua revista, mantenha o iPad ligado à rede elétrica. Dessa maneira, ele não vai entrar em hibernação, interrompendo o processo de baixar o arquivo.

Senna no salão do Atomóvel 2010


A música inconfundível, uma fumaça cheirosa no ar, e ao fundo a voz do campeão rolando nos telões. É fácil perceber que estamos no estande do Instituto Ayrton Senna.A Lotus que ele dirigiu nas suas primeiras corridas, em 1986, nos Estados Unidos e na Espanha, está exposta no Salão do Automóvel. Estar lado do carro real e não da réplica, para aficionados, é um sonho!

Dentro de um mostruário de acrílico fica um capacete que foi lançado em comemoração aos 50 anos do Ayrton. O capacete é dourado e como a edição é limitada, foram feitas apenas… 50 unidades! Mas, se você não conseguir ser um dos donos da réplica, ainda no estande podem-se encontrar miniaturas das máquinas, DVDs e livros com a inesquecível história do piloto.

Achou pouco? Alegre-se! Em 12 de novembro estreia nos cinemas o documentário “Senna. O Brasileiro, o herói, o campeão”.

Superesportivo nacional chega em 2012 por R$ 700 mil


Vorax divide espaço com o carro mais caro do salão, o Pagani Zonda R de R$ 10 milhões


Vorax, o superesportivo brasileiro que chega por R$ 700 mil no primeiro semestre de 2012

A importadora Platinuss tem tudo para ser a dona do estande mais movimentado do Salão o Automóvel. Isso graças aos bólidos que estão em seu espaço, logicamente, cercado para evitar qualquer ato mais entusiasmado de um fanático. É lá que está o Pagani Zonda R, versão de corrida do superesportivo com apenas 10 unidades produzidas e que sai por R$ 10 milhões. Mas quem rouba a cena é o superesportivo brasileiro Vorax.

É do Brasil

Sob responsabilidade do proprietário da Platinuss, Natalino Bertin Junior, o projeto já dura 3 anos e o modelo terá o início das vendas no primeiro semestre de 2012. “Este modelo chegará a partir de R$ 700 mil”, afirma o empresário. O carro traz um motor V10 aspirado de 570 cv, mas que pode chegar aos 750 cv em sua versão top de linha.

Interior do superesportivo nacional que já exigiu R$ 30 milhões em investimentos

Fharys Rossin, ex-funcionário da General Motors e sócio do projeto, explica o intuito: “Não é fácil, mas queremos um superesportivo nacional para entrar na história. Buscamos criar uma identidade própria, sem inspiração em qualquer outro carro”. Segundo ele, o investimento até agora está na casa dos R$ 30 milhões e até o lançamento serão injetados outros R$ 35 milhões.

Uno aparecerá como esportivo e protótipo conversível


Fiat revela as novidades que vai apresentar no Salão do Automóvel


Fiat
Uno conversível será exibido no estande da Fiat durante o Salão do Automóvel

A Fiat acaba de revelar as novidades que vai apresentar no próximo Salão do Automóvel, em São Paulo, entre 27 de outubro e 7 de novembro. Entre as principais destaques está a nova versão Sporting do Uno que conta com detalhes exclusivos, como rodas de aro 15, altura livre do solo 20 milímetros mais baixa, amortecedores recalibrados e disponível na cor Laranja Nemo, reservada apenas para essa nova versão.

Fiat

O Uno também vai aparecer no estande da marca italiana como conversível, mas apenas para chamar a atenção por ser um protótipo. Entre os detalhes estéticos, destaca-se a terceira luz de freio embutida nos apoios de cabeça dos bancos e o interior de estilo retrô, com volante de três raios e pomo do câmbio com haste metálica. O motor é o 1.4 turbo de 152 cv de potência, que é capaz de levar o carro a 200 km/h.


Fiat

Bravo nacional terá três versões



Além da topo de linha T-Jet haverá a Essence e Absolute, ambas 1.8


Fiat

Entre as novidades que a Fiat acaba de revelar no site voltado para a imprensa estão incluídas algumas fotos do Bravo, modelo que entra no lugar do Stilo, cujas últimas unidades foram fabricadas no final de setembro, segundo fontes ligadas à fabricante conforme publicado por Autoesporte na edição de outubro.

Fiat
Fiat Bravo Essence

Pelas imagens é possível notar que a novidade será vendida em três versões: T-Jet 1.4 turbo, Essence e Absolute, ambas com motor 1.8 E.torQ de 132 cavalos. A primeira versão de apelo esportivo tem como detalhes interessantes as pinças de freio pintadas de vermelho e o overboost, recurso usado para aumentar um pouco o torque do motor e mudar o ajuste da direção.

Fiat

Além disso, o sistema de câmbio automatizado estará disponível na versão Absolute. Mais detalhes você encontra na edição de novembro de Autoesporte, que chega amanhã nas bancas.

Haima a nova marca para o Brasil


Marca chinesa traz comapctos e utilitário esportivo


Haima
O sedã Haima 3 e o hatch Hayma 2

Mais uma marca chinesa chega ao Brasil, com estreia no Salão do Automóvel. A Haima entra no mercado nacional com quatro novos modelos, que serão exibidos na mostra paulista a partir da semana que vem. Criada em 1988, a Haima manteve parceria com a japonesa Mazda por 15 anos, e importará seus veículos direto da China.

O modelo de entrada da marca é o Haima 2, um hatch compacto com opções de motor 1.3 e 1.5 litro, ambas com câmbio manual de 5 marchas. Já o sedã Haima 3 será oferecido na versão GLS, com motor 1.8 e opções de transmissões automática ou manual.

Haima
A versão hatch do Haima 3 e o utilitário Haima 7

O Haima 3 conta ainda com uma versão hatch, a HB, que pode ser adquirido com motor 1.6 com câmbio manual ou 1.8 com câmbio automático. Já o Haima 7 é o utilitário esportivo da marca, com motor 2.0 16V VVT de 150 cv de potência e transmissão manual.

A marca ainda não divulgou a faixa de preços de seus modelos no Brasil, o que deverá ser feito durante a apresentação oficial no Salão do Automóvel, no próximo dia 26, com cobertura da Autoesporte.

Ferrari mais veloz do mundo atinge 443,21 km/h




Recordes de velocidade no deserto de Bonneville já viram rotineiros. Mas dessa vez resolveram ser um pouco diferente. Usaram uma réplica da carroceria da Ferrari 288 GTO, uma das mais cobiçadas nos anos 80, para esconder uma estrutura tubular com motor V8 GM sobrealimentado. Tudo para bater mais um recorde sobre o sal que cobre uma área de 412 km², no nordeste de Utah, nos Estados Unidos.

No final do dia, depois de toda a preparação da equipe que montou o carro, veio a recompensa: o esportivo atingiu 443,21 km/h, marca que ficou registrada como oficial. Trata-se de um recorde para a categoria do modelo em questão. No video abaixo você pode conferir o carro em ação e como tudo aconteceu antes do recorde ser batido.


Carros brasileiros vão mal em teste de segurança


Latin NCAP divulga crash tests de 207, Corolla, Gol, Meriva e Palio; Veja vídeos


Latin NCAP
VW Gol recebeu uma estrela na proteção de adultos e duas na proteção de crianças

A Latin NCAP realizou hoje um evento de lançamento em São Paulo, iniciando seus trabalhos de avaliação de segurança de modelos vendidos na América Latina. Os resultados dos oito testes realizados com veículos à venda no Brasil foram divulgados, com surpreendente má performance geral. Dos modelos testados, a nota maior na proteção de adultos ficou com o Toyota Corolla, que ganhou quatro estrelas. Já a proteção para crianças, em todos os modelos avaliados, não passou de duas estrelas.

A avaliação seguiu o padrão europeu, com testes de impacto frontais a 64 km/h. Dentro dos veículos, dois bonecos adultos foram posicionados nos bancos da frente, enquanto no banco traseiro foram colocados dois bonecos equivalentes a crianças de 3 anos e de 18 meses.

Reprodução Internet
Corolla XEi com airbag chegou a 4 estrelas. Meriva ficou com 3 estrelas

Seis veículos foram testados, dois deles nas versões com e sem airbag: Toyota Corolla Xei, Chevrolet Meriva GL Plus, Fiat Palio 1.4 ELX, VW Gol Trend 1.6, Peugeot 207 e Geely CK1. De acordo com a avaliação geral da entidade, todos ficaram devendo em segurança, principalmente infantil.

Nos modelos em que havia proteção por airbag, o dispositivo não funcionou apropriadamente, chegando a permitir o choque do peito do motorista contra o volante, como no caso do Meriva.

O Fiat Palio demonstrou ter estrutura muito dura, segundo a avaliação, podendo machucar gravemente a pélvis e o fêmur dos ocupantes durante a colisão. O Peugeot 207 também apresentou problemas estruturais, com uso de materiais inadequados e diferentes dos recomendados na Europa. No caso da versão sem airbag, o choque do motorista contra o painel tornaria o acidente fatal. Confira o crash test do 207:

Apesar de ainda não ser vendido no Brasil, o chinês Geely CK1 também foi testado e recebeu a pior avaliação. Não ganhou nenhuma estrela para ocupantes adultos e apenas duas para crianças. Segundo o Latin NCAP, a carroceria entra em colapso com o impacto, levando pedais, coluna de direção e volante a “entrarem” no motorista. A associação não recomenda a importação do modelo.

Reprodução Internet
Chinês da Geely não atingiu uma estrela sequer

Segundo avaliação do Latin NCAP, é necessário maior investimento em segurança nos carros vendidos no país, principalmente na proteção para crianças. Segundo Michel Van Ratingen, representante do Euro NCAP, duas estrelas não é um bom resultado e apenas um dos cinco modelos testados trazia a opção de desativar o airbag para levar cadeirinha infantil no banco da frente, evitando esmagamento em caso de colisão.

Segundo o representante do Latin NCAP, Jean Marie Mortier, "o custo anual com acidentes de automóvel no Brasil é de R$ 22 bilhões". A entidade informou que alguns testes foram pagos pelas próprias montadoras, enquanto outros foram realizados com carros comprados pelo instituto.

O Latin NCAP foi criado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com supervisão da matriz europeia. No Brasil, a entidade é representada pela Pro Teste. (com Alberto Cataldi)

Resultado dos testes, onde a nota máxima possível é de cinco estrelas:

Chevrolet Meriva GL Plus com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 1 estrela

Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas

Geely CK1 sem aibag – adultos: não atingiu nenhuma estrela / crianças: 2 estrelas

Peugeot 207 Compact com airbag – adultos: 2 estrelas / crianças: 2 estrelas

Peugeot 207 Compact sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas

Toyota Corolla XEi com airbag – adultos: 4 estrelas / crianças: 1 estrela

VW Gol Trend 1.6 com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas

VW Gol Trend 1.6 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas

Para conferir mais vídeos dos crash tests, clique aqui.

Os detalhes dos resultados estão no site da Pro Teste.

Fiat Uno 1.4 enfrenta Chery Face 1.3



Pelo preço do Uno 1.4 quase basicão dá para levar o Face 1.3 completo, até com airbags e ABS


Ivan Carneiro
Fiat Uno e Chery Face

Está cheio de gente querendo um iPhone 4, a mais nova geração do celular da Apple. Nos camelôs é possível encontrar o Hiphone 4, uma versão “xing ling” que custa até dez vezes menos e vem com recursos adicionais. “É uma réplica, só que sintoniza TV digital e aceita dois chips com números diferentes”, explica a vendedora chinesa. Faço um rápido teste e vejo que o sistema é lento, a tela tem resolução baixa e o que parecia bacana de longe não tem o mesmo impacto de perto. Fora que o brinquedinho não dá pinta de que vai durar muito... Agradeço a atenção, mas obrigado, vou conferir o original.

Na volta ao trabalho, encontro uma chave de VW na minha mesa. “Quem esqueceu uma chave de Fox antigo aqui?”, anuncio na redação. Daí pego a chave e olho mais atentamente: ela tem o logotipo da Chery. É do Face de teste que havia chegado. Lá vem mais uma cópia, pensei, depois de ter acelerado o “dublê de Rav4” Chery Tiggo. Ao encontrar o carrinho na garagem, entretanto, vejo uma face inédita. O design é italiano, do estúdio Bertone, e não copia nenhum outro modelo. Embora não tenha muita personalidade – coisa que os coreanos só começam a ter agora –, o visual é simpático e certamente vai ajudar o Face a mostrar sua cara por aqui.

Para quem ainda não ouviu falar (o carro está nas lojas desde agosto), o Face é a grande aposta da Chery para o Brasil. Com 40 concessionárias, a marca espera emplacar 4 mil carros apenas neste ano. Além do preço de briga, R$ 31.900 sem frete, o compacto chega com garantia de três anos e anuncia revisões com valor fixo – gratuita a 2.500 km, R$ 149 aos 10 mil km e R$ 249 aos 20 mil km. O seguro ficou na média do segmento, em torno de R$ 1.500. O chinês promete, portanto, ser barato de comprar e de manter.

Ivan Carneiro

Mas o melhor do Face está no recheio: ar-condicionado, direção, duplo airbag, ABS, trio elétrico, CD player com entrada mini-USB, rodas de liga e até sensor de estacionamento (com aviso sonoro e visual) são de série. E o frete? Em São Paulo encontramos o Face a R$ 32.900 (R$ 1.000 extras), valor que subiu para R$ 33.490 no Rio de Janeiro e Bahia (R$ 1.500 de frete).

Diante dessa oferta, imagino que você deve se lembrar do Hiphone 4: vale a pena? E a qualidade? Bem, nessa mesma categoria você encontra o Fiat Uno Attractive 1.4, de R$ 31.360, que vem com a segurança de uma marca mais do que estabelecida e líder de vendas no Brasil – certamente uma garantia de melhor valor de revenda. Mas para deixar o Fiat no mesmo patamar de equipamentos do Chery, a conta sobe para R$ 40.132, com a vantagem de um sistema de som mais elaborado (tem Bluetooth e entradas USB e iPod). É uma diferença considerável, ainda mais em se tratando de carros compactos. O jeito então foi reunir os dois hatches para ver no que dava.

Não sei se fui esperando pouco do Face (talvez pela má impressão que o Tiggo me deixou), mas a verdade é que ele representa um passo adiante na evolução chinesa. Apesar de alguma diferença nos tons de pintura, a carroceria é bem montada: há pouco espaço entre as chapas, e as borrachas são bem fixadas, diferente do Tiggo fabricado no Uruguai. A impressão também é positiva na cabine. Há plásticos rígidos, como é regra na categoria, mas sem rebarbas ou partes que não se encaixam. As portas (e até as colunas centrais) são forradas por um tecido macio, de padronagem clara, mesmo tom que reveste os bancos. Faz mais o gosto europeu (brasileiro prefere tons mais escuros, como cinza e preto), mas esse não é o maior problema. Ruim é que sobra tecido em algumas costuras do banco. E falta padrão na montagem. Nosso carro tinha espuma do banco do motorista firme (desconfortável até), enquanto a do passageiro era de densidade bem mais macia.

Ivan Carneiro

Duro na Queda

Interessante é o freio de estacionamento largo e plano, como se fosse parte do acabamento interno. Destaque também para o quadro de instrumentos bonito e vistoso, com sua iluminação azul (deveria ser permanente, pois o quadro é profundo e fica escuro mesmo de dia). Há cuidados como regulagem elétrica de altura dos faróis e iluminação no porta-malas, além de pintura envernizada no cofre do motor – coisa rara hoje em dia. Apesar do banco duro, o volante regula em altura (pouco, mas regula) e a posição de dirigir é boa.

Existem até algumas lições para ensinar ao Uno, como repetidores laterais de seta e comandos dos vidros elétricos na porta (e são para todas as janelas, ao contrário do Fiat, que só tem nas dianteiras). De modo geral, porém, o Uno é um carro de projeto bem mais evoluído em termos de acabamento, montagem e ergonomia.

Famílias são mais bem-vindas no Fiat. O Chery até conta com bom espaço para as pernas e a cabeça no banco de trás, mas é estreito. Também mais curto, o Face tem porta-malas menor: 182 litros, ante 238 l do Uno, ambos aferidos por Autoesporte. Mas o que realmente incomoda os passageiros do modelo chinês é a suspensão. Com um arcaico eixo rígido na traseira (eixo de torção no Fiat), o Face é duro e não tolera ruas esburacadas. Cada imperfeição no asfalto é uma pancada transferida aos ocupantes, além da barulheira de plástico rangendo na cabine. E é melhor não abusar da velocidade, pois o carro quica nesse tipo de piso e não transmite segurança. A direção também precisa de melhor acerto: é lenta e imprecisa nas manobras.

Macio nos buracos, o Uno inclina nas curvas, mas é muito mais obediente às ordens do motorista. Falta progressividade aos comandos do Face: o acelerador é leve até meio curso, depois endurece; a embreagem tem um pouco de curso morto e o freio demora a responder (embora tenha ido bem nos testes). Ainda assim, o chinês não decepciona ao volante. O motor 1.3 16V de 84 cv é suave mesmo próximo do limite de giros e entrega boa força em rotações médias, com torque de 11,4 kgfm entre 3.500 e 4.500 rpm. O câmbio tem engates fáceis, ainda que secos.

Ivan Carneiro

A esperteza apresentada no trânsito se confirmou na pista de testes, onde o Face conseguiu números bem melhores que os divulgados pela fábrica. Com 12,9 s de 0 a 100 km/h, ele acelerou mais rápido até que o rival, com 13,1 s. E olha que o Uno é mais potente, com 88 cv, e mais leve. O Fiat levou vantagem nas retomadas por conta do maior torque (12,5 kgfm a 3.500 rpm), porém, o motor Acteco (parceria da Chery com a austríaca AVL) tem funcionamento mais silencioso e refinado que o Fire 1.4 em todas as condições. No Uno, a vibração do motor é tanta que, parado no trânsito, você consegue ver o retrovisor interno tremendo.

Como a relação da quinta marcha do Face é longa para melhorar a economia (3.400 rpm a 120 km/h), é preciso reduzir para quarta nos aclives da estrada – o Uno requer menos reduções, mas reclama com 3.700 rpm a 120 km/h. E apesar de ainda não beber etanol, o Chery cravou ótimos 12,8 km/l de gasolina na cidade, número que o Uno não alcança mesmo com gasolina (fez 8,3 km/l com etanol). A marca chinesa promete uma versão flex para o segundo semestre de 2011.

Quando os coreanos chegaram ao Brasil, pouca gente imaginaria que em 2010 eles seriam objetos de desejo, como o iPhone 4. Os primeiros carros chineses estavam mais para Hiphone 4, mas não é o caso do novo Chery. Se o Face ainda não tem força para bater o Uno, ele ao menos surge como uma opção a ser considerada.

Moral da História

Se a vitória do Uno era, de certo modo, esperada, a surpresa ficou por conta da boa impressão deixada pelo Face. Comparado aos primeiros chineses que chegaram por aqui, como o Effa M100 ou até ao Tiggo (da própria Chery), o Face mostra uma grande melhora em termos de montagem e acabamento - embora ainda tenha um caminho a percorrer. Também apresentou bom desempenho e ótimo consumo, frutos do motor mais moderno que o do Fiat. Ainda assim, falta melhor acerto da parte mecânica, principalmente da direção e suspensão. O preço é atraente, mas o Face não chega a ser um negócio da China. A boa notícia? Os chineses estão evoluindo.


Ivan Carneiro

Brasil Vs Europa


Aqui podemos ver a diferença da nossa realidade automotiva se comparado a algumas máquinas da Europa.
Procurando fotos das humildes máquinas européias, encontrei essas lindas gatas e não tive como não postar.









Enquanto isso no Brasil...




Cruze é flagrado em SP



Sedã será montado em regime de CKD a partrir de 2012


Eder Fabrilo Rosa
Chevrolet Cruze flagrado por Eder Fabrilo Rosa

À venda na Europa e em breve nos EUA, o Chevrolet Cruze vai chegar atrasado ao Brasil: apenas em 2012, montado em regime de CKD (peças importadas, montagem local). Mas a GM já testa o carro por aqui, como comprova o flagra do leitor Eder Fabrilo Rosa, que fotografou o modelo bastante disfarçado em testes no interior de São Paulo.

O motor previsto é o mesmo 1.8 16V de 140 cv usado no velho continente, em versão flex, com transmissão manual ou automática. Cogita-se que a GM brasileira possa chamá-lo de Vectra, uma vez que o Cruze vai substutir o atual sedã por aqui.


 Divulgação

Maneiras de proteger seu carro sem gastar muito


Pra que gastar dinheiro com alarme ou tranca aumotática? Isso é coisa do passado. Conheça 12 maneiras estranhas e bizarras de proteger seu carro contra roubos, olha que elas funcionam!


Lancia revive o esportivo Stratos



Nova geração do modelo será feita com base na Ferrari F430 Scuderia


  Divulgação

A marca italiana Lancia termina dos últimos retoques para apresentar oficialmente a nova geração do esportivo Stratos, considerado o carro de rali mais belo de todos os tempos e fez sucesso nas pistas na década de 70 e início dos anos 80.Além disso, o modelo deu início a uma nova era no rali por ter sido o primeiro a ser projetado especialmente para essa categoria.

  Divulgação

O novo modelo terá produção limitada em 25 exemplares feitos com base na Ferrari F430 Scuderia. Feito totalmente em fibra de carbono, o novo Stratos tem apenas 1.240 kg e uma distribuição de peso perfeita de 50% em cada eixo. O motor V8 4.3 de 503 cavalos que tem mais fôlego que a versão original de 310 cv, que também foi feito pela fabricante de Maranello (Itália). Confira abaixo o video com o novo Stratos em testes.

Lista dos indicados ao Carro do Ano


Ganhadores serão conhecidos em evento no dia 17 de novembro


O prêmio Carro do Ano chega à sua 44ª edição com algumas mudanças no regulamento. A principal delas fica por conta da inclusão de mais quatro profissionais da revista e do site de Autoesporte, o que aumenta o peso da marca na disputa pelo título. Como já é tradição, os vencedores serão definidos pelo voto de jornalistas especializados em indústria automobilística (também engenheiros, no caso de motores), que trabalham em publicações de vários estados brasileiros. Todo o processo é supervisionado por uma auditoria contratada pela Editora Globo.
No próximo dia 4 de novembro serão anunciados os finalistas e começará a votação do público por meio do site da revista Autoesporte. A entrega dos prêmios aos vencedores acontecerá na noite do dia 17 de novembro. Confira abaixo os indicados nas seis principais categorias.

Carro do Ano
GM Malibu
Citroën Aircross
Fiat Uno
Fiat Idea
Ford New Fiesta
Nissan Tiida Sedan
Peugeot Partner
VW SpaceFox
Chery Cielo hatch
Chery Cielo sedan
Chery Face
Hyundai Sonata
Hyundai i30 CW
Subaru Legacy
Suzuki SX4

Carro Premium do Ano
Mitsubishi Lancer EVO X
Audi A8
Audi A5 Sportback
BMW Série 5
BMW Série 5 GT
Jaguar XJ
Volvo S60
Mercedes-Benz Classe E cupê
Porsche Panamera
BMW Z4
Mercedes-Benz SLS

Picape do Ano
GM Montana
Peugeot Hoggar
VW Amarok

Utilitário Esportivo do Ano
BMW X1
Hyundai ix35
Kia Sportage
Kia Sorento

Utilitário Esportivo Premium do Ano
Jeep Grand Cherokee
Land Rover Discovery 4
Porsche Cayenne

Motor do Ano
Audi V10 (R8)
Audi V10 biturbo (RS6)
Toyota 2.0 (Corolla)
FPT E.torQ 1.6 (Fiat)
FPT E.torQ 1.8 (Fiat)
Ford Sigma 1.6 (New Fiesta e Focus)
Hyundai/Kia 2.0 (ix35 e Sportage)
VW 2.0 TDI (Amarok)
Chery Acteco 1.3 (Face)
Chery Acteco 1.6 (Cielo)
Jeep 3.7 V6 (Grand Cherokee)
Kia 2.4 (Sorento)
Land Rover TDV6 (Discovery)
Land Rover TDV8 (Range Rover)
AMG V8 (Mercedes SLS)
Porsche 3.6 biturbo (911 Turbo)
Subaru 2.0 (Legacy)
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