Ferrari 599 GTO aparece em fotos

Esportivo deve chegar à Europa por 270 mil euros


  Reprodução
Ferrari 599 GTO flagrada pelo fórum Team Speed

A nova Ferrari 599 GTO está pronta para ser lançada. Isso fica claro nas novas fotos de flagra do modelo, divulgadas no fórum Team Speed, tiradas supostamente na frança. O novo superesportivo traz linhas agressivas que se destacam no atual portifólio da montadora italiana. Ainda assim, os detalhes de lanternas e da linha do capô e teto seguem a escola estabelecida pela scuderia, com uma aparência apenas um pouco mais compacta que outros modelos.

Sem confirmação da Ferrari, a 599 GTO deve chegar com motor 6.0 V12 capaz de desenvolver cerca de 700 cv de potência. Não deve demorar muito para que a nova italiana chegue às lojas da marca, e o mais provável é que seu preço fique na faixa de 270 mil euros (cerca de R$ 656 mil), segundo a lista de preços que também fazou na rede.


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O Corolla 2.0


Sedã ganha agilidade com motor de 153 cavalos e câmbio automático seqüencial


Ivan Carneiro
Toyota Corolla 2.0 2011

A Toyota acaba de apresentar o Corolla 2.0 para a imprensa em Itu (SP). O carro começa a chegar às lojas a partir da próxima quinta-feira (18) com preços que partem de R$ 75.830, que corresponde à versão XEi com câmbio automático. A nova motorização também vai estar disponível na nova versão topo de linha Altis, que sairá por R$ 89.160 e vai substituir a SE-G, que deixa de existir. As unidades que chegarão às lojas já fazem parte da linha 2011, que continuará incluíndo as versões equipadas com motor 1.8: GLi (R$ 69.670 automático e R$ 65.660 manual) e XLi (R$ 65.920 automático e R$ 61.890 manual). Mas o 1.6 deixará de ser oferecido.

Ivan Carneiro
Logo 2.0 vai embaixo da lanterna

O motor 2.0 do Corolla é completamente novo e conta com 153 cavalos e 20,7 kgfm de torque a 4.800 rpm com apenas álcool no tanque, e 142 cv e 19,8 kgfm a 4.00 rpm com gasolina. Desevolvido especialmente para o mercado brasileiro, o novo 2.0 tem taxa de compressão de 12:1 e uma série de outros detalhes que contribuem com sua eficiência, como o variador de fase do comando de válvulas também no escape e balancins roletados. Em conjunto com o novo motor, a marca japonesa passa a oferecer o câmbio automático de quatro marchas com trocas seqüenciais e hastes atrás do volante.

Autoesporte guiou em um trajeto de 100 km pelo interior de São Paulo, a versão XEi equipada com o novo motor 2.0. Suas modificações são sentidas ao volante. A melhora no desempenho, por exemplo, pode ser sentida a cada arrancada . A forte saída dos 20,8 kgfm de torque empolgam e a troca de marcha seqüencial, com direito a borboleta no volante são um convite a conhecer todo o desempenho do Corolla. Pena que a nova transmissão chegou tarde e mais uma velocidade (são apenas 4) seria interessante para o uso em rodovias. E não se confunda, a letra S ao lado da manopla não significa Sport, e sim, seqüencial. Segundo dados do Instituto Mauá de Tecnologia, o carro chega aos 100 km/h em 11,6 segundos e o consumo fica em 6,17 km/l com álcool e 8,22 km/l com gasolina, enquanto na estrada os números sobem para 10,17 km/l e 12,84 km/l, respectivamente.

Ivan Carneiro
Interior do Altis tem tom claro e apliques de madeira no console central e nas laterais das portas

Apesar de nova, a transmissão tem apenas quatro velocidades. Assim, o giro do motor cai muito entre as mudanças. Pelo menos, o modo manual é manual mesmo. O motor corta, mas a marcha atual é mantida até que você faça a mudança. No 2.0, as relações das marchas é mais curta e o diferencial mais longo que no 1.8. No fim das contas, eles se equivalem: 2.900 rpm a 120 km/h em Drive, o que representa um patamar de rotação que economiza combustível e mantém o nível de ruído dentro do que é considerado confortável. Pena que os degraus entre uma marcha e outra ainda estão com uma diferença cima do ideal para trocas mais suaves. A suspensão também está mais firme, o que ajuda na hora de guiar em ruas esburacadas. As trepidações chegam com bem menos intensidade a carroceria do sedã.

Ivan Carneiro
Hastes para trocas de marchas são maiores que as do Civic

Com uma participação de 3% no mercado de automóveis do Brasil, a Toyota pretende aumentar ainda mais seus números. No ano passado, a montadora emplacou 93.486 unidades em um mercado que vendeu 3 milhões de unidades. A previsão para 2012 é de que sejam vendidos 4,5 milhões de carros no país, onde a montadora japonesa pretende morder uma fatia de 10%. Ou seja, as vendas tem que aumentar em 350 mil carros. Para isso, a Toyota pretende lançar dois novos modelos populares, entre eles, o Etios, o que é desconversado pelo presidente da montadora para o mercosul, Shozo Hasebe. “Se for este modelo, vocês vão se surpreender, se não for, vocês serão surpreendidos do mesmo jeito”, disse. Enquanto este não chega, o Corolla vai fazendo seu papel de líder no segmento e carro mais vendido da marca no país.

No caso da nova versão Altis, entre os itens de série estão incluídos sensores que ajudam nas manobras de estacionamento, faróis com lâmpadas de xenônio, banco do motorista com regulagem elétrica, apliques de madeira no console central e nas laterais das portas entre outros itens. Entre os sedãs concorrentes, apenas Citroën C4 Pallas, Peugeot 307 Sedan, Ford Focus Sedan e Nissan Sentra, contam com motor 2.0, de 16 válvulas, bicombustível. Confira o teste completo do Corolla 2.0 na edição de abril de Autoesporte. E veja abaixo na tabela as principais diferenças técnicas entre o motor 2 litros e o 1.8.

Toyota Corolla Altis 2.0 Toyota Corolla GLi 1.8
Potência: 153 cv a 5.800 rpm (A) e 142 cv a 5.600 rpm (G) Potência: 136 cv a 6.000 rpm (A) e 132 cv a 6.000 rpm (G)
Torque: 20,7 a 4.800 rpm (A) e 19,8 kgfm a 4.000 rpm (G) Torque: 17,5 a 4.200 rpm (A) e 17,3 kgfm a 4.200 rpm (G)
Diâmetro x Curso: 80,5 x 97,6 mm Diâmetro x Curso: 79 x 91,5
Taxa de compressão: 12:1 Taxa de compressão: 10:1
Câmbio: Automático de quatro marchas sequencial Câmbio: automático de quatro marchas
1ª - 3,943 1ª - 2,847
2ª - 2,197 2ª - 1,552
3ª - 1,413 3ª - 1,00
4ª - 1,020 4ª - 0,70
Ré - 3,145 Ré - 2,343
Diferencial: 2,923 Diferencial: 4,237

Renault Fluence: como anda o sucessor do Mégane


Fomos até a Espanha acelerar o sedã, que preserva muitas das qualidades do antecessor e traz boas evoluções


Renault
Design da dianteira é diferente do Mégane europeu. Fluence foi desenvolvido pela Samsung, na Coreia
À espera do sinal verde, regulo a temperatura do aquecedor. À minha esquerda, o carro ameaça acelerar. Distraído, avanço e quase invado a faixa de pedestre. "Não viu o sinal nem ouviu o barulho do semáforo?", me pergunta Rámon Pérez, vendedor de uma concessionária Renault em Madri. Estou ao volante do Fluence, o principal lançamento que a marca prepara para o Brasil neste ano — a apresentação oficial será Salão do Automóvel, em outubro. Após a "bronca", percebo que em todos os cruzamentos da capital espanhola os semáforos emitem um aviso sonoro para pedestres e motoristas. Confesso, porém, que naquele momento eu não ouvi nada. “Culpa" do Fluence.

A qualidade dos materiais que revestem as portas e, por tabela, o baixíssimo ruído interno são características marcantes desse sedã. Estou surpreso com o refino de acabamento do Fluence, ainda mais quando me lembro da maioria dos carros vendidos pela Renault no Brasil. Bom acabamento e ruído baixo estão longe de ser características de Logan, Sandero, Symbol... Desenvolvido pela subsidiária coreana da Renault, a Samsung, o Fluence será fabricado na Argentina no final do ano e, por enquanto, é vendido apenas na Espanha, onde foi lançado em janeiro.

Renault
Traseira é mais conservadora que a do antecessor, com lanternas que se estendem pelas laterais
"Ele é o Mégane com outra cara", diz Rámon ao me entregar a chave do carro. A chave em forma de cartão, aliás, é a mesma do antecessor. Entro no Fluence e, com a frase do sisudo vendedor na cabeça, reparo logo outras semelhanças com o Mégane: a partida é feita por um botão embaixo do sistema de som, e o apoio de cabeça dos bancos permite ajuste de inclinação. A transmissão (manual) de cinco ou seis marchas e os motores 1.6 a gasolina e 1.4 (de 85 cv ou 105 cv) a diesel também são os mesmos do modelo anterior. No Brasil, haverá o 1.6 16V de até 115 cv e o 2.0 16V de 140 cv (ou até um pouco mais por conta do álcool), ambos flex.

Renault
Mesmo com 35 kg a menos que o Mégane, o Fluence é 12 cm mais comprido, 4 cm mais largo e 2 cm mais alto
Mas afinal, o Fluence é apenas um Mégane com outra cara? Não. Ele é uma evolução. Para começar, o novo sedã é maior — 12 centímetros mais comprido, 4 cm mais largo e 2 cm maior na altura e no entre-eixos. Além disso, seu porta-malas tem capacidade de 530 litros — 10 l a mais que antes. Nesse aspecto, porém, há um retrocesso. As alças da tampa do bagageiro invadem o compartimento. O Mégane conta com dobradiças pantográficas.

Você deve estar achando que por ser maior, o Fluence é mais pesado, certo? Nada disso, ele é 35 kg mais leve que o antecessor, que deixou de ser vendido na Espanha com a chegada do Fluence — o mesmo acontecerá no Brasil, apesar de que a perua Grand Tour será mantida, ao menos no começo.

Renault
Os quilos a menos são perceptíveis na hora de acelerar. E o Fluence se mostra apto a isso. Rodamos com a versão 1.6 16V a gasolina, de 110 cv e 15,2 kgfm de torque. O motor tem funcionamento suave e entrega 80% da força a 2.500 rpm, ajudado pelo variador de fase para admissão. A velocidade máxima é atingida em quinta marcha, deixando a sexta para baixar o consumo de combustível e (ainda mais) o ruído. A 120 km/h, o sedã roda a 2.750 rpm. Segundo a Renault, o Fluence tem velocidade máxima de 185 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos. Uma curiosidade é que o sedã traz pedal do acelerador de dois estágios, o segundo bem no final do curso. Neste, o sistema entende que o motorista deseja potência máxima.

A direção conta com assistência elétrica (16 programas) e mantém o peso ideal a todo o momento. Ao fazer uma curva mais fechada numa rodovia próxima a Madri, o Fluence se mostrou estável, sem excesso de saída de frente. Mas a suspensão traseira traz eixo de torção, mais simples que a de rivais como Focus e Civic, que têm sistema independente.

Já que o assunto chegou à concorrência, surge a pergunta: o Fluence, ao contrário do Mégane, terá força para disputar a “primeira divisão” dos sedãs médios? Ele não tem a esportividade do Civic ou a suavidade do Corolla, mas quem quiser esperar pelo novo Renault ficará feliz. É um carro com mais méritos que o Mégane, que nunca teve vendas à altura de suas qualidades.



Renault
Porta-malas aumentou para 530 litros, mas voltou a trazer braços que invadem o espaço das bagagens

Vai parar ou correr?


Montadora revela visual de nova viatura para os EUA


Ford

A Ford divulgou as primeiras fotos da nova versão do Interceptor, modelo da marca fabricado especialmente para a força policial norteamericana. A máquina da lei é montada sobre a plataforma do sedã Taurus e chega para substituir a versão anterior, feita sobre o Crown Victoria.

A marca ainda não divulgou informações de motorização e de tecnologias no modelo. A apresentação oficial do carro acontecerá hoje em Las Vegas (EUA), onde as forças policiais do país poderão vê-lo de perto. É esperado que o Interceptor carregue o motor 3.5 EcoBoost V6 com tração nas quatro rodas.

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Ford

Hispania Racing mostra carro de Senna


Piloto e sobrinho de Ayrton terá o indiano Karun Chandhok na equipe


AFP
Bruno Senna a bordo do seu carro: depois de quase 16 anos da morte do tio Ayrton, o nome Senna volta à Fórmula 1
A equipe Hispania Racing apresenta seu carro para temporada 2010 da Fórmula 1. O público só poderá ver a performance do modelo na abertura do campeonato, em Bahrain, que começa no próximo dia 14. O carro já estava pronto, mas os problemas financeiros da escuderia impediram que ele fosse revelado antes.

O modelo, produzido pela fabricante italiana Dallara,pintado de cinza, vermelho e branco vem com os patrocínios da Bridgestone e da Embratel. A expectativa é que Jose Ramon Carabante, que assumiu o controle total da equipe, sustente-a até que mais recursos cheguem.

Horas antes da apresentação do carro, a Hispania anunciou o piloto indiano Karun Chandhok como companheiro de Bruno Senna nesta temporada. Jose Maria Lopez e Pastor Maldonado formarão a equipe de testes.

A1 o Mini da Audi


O novo Audi A1 2011 é uma das estrelas do Salão de Genebra 2010, um cupê premium que tem desenho baseado no carro-conceito Metroproject Quattro. Este luxo desembarca no Brasil ano que vem.

Tamanho

O compacto tem 3,95 metros de comprimento, 1,74 metros de largura e apenas 1,42 metros de altura. As medidas de entreeixos ficou com 2,47 metros, para quem anda atrás é apertado, afinal o carro é um cupê. O coeficiente aerodinâmico, força do carro à resistência do ar, está dentro dos padrões para carros desse tipo - 0,32.

Motores e consumo
São quatro opções de quatro cilindros: 1.2 TFSI a gasolina de 86 cavalos e transmissão manual de 5 velocidades, andando 19,6 km por litro; o 1.4 TFSI a gasolina turboalimentado de 122 cv com transmissão manual de 6 velocidades ou automática S-Tronic de 7 velocidades, de consumo médio entre 18,5 e 19,6 km por litro; 1.6 TDI a diesel de 105 cv com transmissão manual de cinco velocidades, fazendo 25,6 km/l; e por último, o 1.6 TDI de 90 cv com transmissão manual de 5 velocidades, bebendo 3,8 litros de combustível por 100 km corridos (26,3 Km/l).

Alta tecnologia embarcada
O Audi A1 tem o de mais moderno de tecnologia veicular. Os quatro motores estão equipados com o sistema start-stop, que desliga o motor quando o carro está em repouso com a alavanca do
câmbio em ponto morto e o pedal da embreagem sem o pé do motorista. O sistema liga o carro novamente quando a embreagem é acionada. Tudo isso para economizar combustível, nas paradas em sinais no trânsito lento, por exemplo.

O sistema é acompanhado de outro que permite recuperar a energia gerada durante a frenagem, armazenando-a numa bateria para utilizá-la novamente quando o carro
acelerar outra vez, aliviando o sistema elétrico e economizando ainda mais combustível.

Sistema multimídia e de navegação
O Audi A1 tem um avançado sistema de informação e multimídia em seu painel. O sistema de rádio tem um monitor retrátil de alta resolução com visor de 6,6 polegadas. O sistema oferece sintonizador duplo, leitor de cartões de memória SDHC e seis alto falantes. Um sistema de navegação opcional da Audi pode ser instalado no equipamento.

O sistema de navegação topo de linha, MMI plus, tem 60 GB de armazenamento em disco rígido e deste, 20 GB pode ser só para armazenar música, o display é colorido e o mapa de navegação pode ser exibido em 3D. Oferece ainda interface Bluetooth e interface de música Audi (AMI), entradas auxiliares para conexão de dispositivos móveis modernos, drive de DVD e controle de voz inteligente. A qualidade sonora é do tipo surround 5.1 canais.

Alta customização
São várias opções de cores para a carroceria e para a parte interna do veículo. As rodas adotadas podem ter 16, 17 ou 18 polegadas. São dois níveis de acabamento: linha Attraction e linha Ambition. Esta última oferece o opcional pacote S Sport Line que inclui rodas de alumínio de 17 ou 18 polegadas, suspensão desportiva S e dinâmica tuning, volante e bancos em couro com design desportivo.






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Velozes e Furiosos 5 será no Brasil


Vin Diesel confirma trama com carros nacionais


Universal Pictures
Os atores Vin Diesel e Paul Walker em Velozes e Furiosos 4

O astro da série Velozes e Furiosos confirmou: o quinto filme será rodado no Brasil. Diesel atualizou seu perfil na página de relacionamentos Facebook com algumas informações a respeito do projeto, e adiantou que a equipe de produção do longa já está a caminho do Brasil para procurar locações e pesquisar quais carros deverão ganhar destaque na história.

“Tive uma reunião hoje com Justin Lin [diretor] a respeito da saga Velozes... algumas idéias ousadas mas fascinantes para cenas de ação e relacionamentos, antigos e novos”, escreveu o protagonista, encerrando: “O time está a caminho do Brasil esta noite para pesquisar e ver qual seleção de carros existe por lá”.

As filmagens do Velozes e Furiosos 5 começam no fim do ano, e o lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2011. Além de Diesel, Paul Walker também está confimado na sequência. A história deverá contar mais sobre a vida de Dom e Brian enquanto eles são fugitivos da polícia.

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Universal Pictures

Koenigsegg será vendido no Brasil


Supercarro custará R$ 6 milhões e rende até 1.100 cv com álcool


Newsprepress
Koenigsegg CCXR exposto no Salão de Genebra

A importadora Platinuss vai trazer o superesportivo sueco Koenigsegg CCXR ao mercado brasileiro por R$ 6 milhões. Não se trata do primeiro modelo do gênero que a importadora traz ao país. Já anunciou a chegada do Pagani Zonda e do Spyker C8, mas nenhuma unidade de um desses modelos foi vendida até agora. De qualquer forma, o CCXR está sendo exposto no Salão de Genebra (Suíça) com o logotipo da importadora e vai se unir ao seleto grupo de supermáquinas que estão invadindo as lojas no Brasil.

O Koenigsegg CCXR é um dos carros mais velozes e potentes do mundo. Vem equipado com motor que rende 888 cavalos quando abastecido com gasolina de 98 octanas e pode chegar a 1.100 cavalos com apenas álcool no tanque. Com todo esse fôlego, o carro quase voa no asfalto. Faz de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e atinge 412 km/h. Agora resta esperar para ver se algum milionário se habilita a ter um foguete desses na garagem.

Newsprepress

Vazam imagens do novo Magentis


Sedã da Kia passa por reestilização e deve ser lançado em breve


Kia World
A Kia produz a nova geração do Magentis em segredo, conhecido sob a alcunha de projeto TF. No entanto, a montadora sulcoreana não conseguiu impedir que algumas imagens oficiais do modelo vazasse na web. Divididas em partes, elas revelam detalhes da nova geração do sedã que irá compartilhar sua plataforma com a do novo Sonata.

O modelo exibe um visual muito mais arrojado do que o atual, com direito a faróis com iluminação por meio de leds e xenônio. Além disso, há novas entradas de ar na lateral, realçando sua esportividade, e lanternas que lembram as do bem-sucedido Cerato, seda médio da marca. A data de apresentação do novo Magentis, porém, ainda é segredo, mas está cada vez mais próximo, devido ao vazamento das imagens.
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