Acidente de Carro , O que fazer?


Você não é um profissional de resgate, mas existe o mínimo que pode ser feito para salvar vidas em situações de acidentes, ainda que você não tenha recebido treinamento.

Procedimentos básicos em situações de risco comuns
1 - Novas colisões: pode ser evitada com a sinalização adequada.

2 - Atropelamentos: evitado com boa sinalização, mantendo o fluxo de veículos na pista livre e não permitindo que curiosos e pedestres caminhem pela via.

3 - Incêndio e vazamento de combustível: afastar curiosos, desligar o motor do veículo se for seguro, ninguém fumando no local, solicitar ajuda de outros motoristas e extintores para uso, a uma distância segura, se haver vítimas presas nas ferragens.

4 - Explosão: a via deve ser totalmente interditada e o local evacuado até a chegada do Corpo de Bombeiros.

5 - Cabos de eletricidade de postes: jamais tenha contato com esses cabos; as pessoas devem permanecer no interior do veículo, para que os pneus (se estiverem intactos) sirvam como isolante porque se o cabo estiver sobre o veículo, as pessoas podem ser eletrocutadas ao tocar o solo.

6 - Óleo e obstáculos na pista: pedaços de veículos podem ser removidos para evitar novos acidentes. Jogue terra sobre o óleo derramado, se tiver segurança para fazê-lo.

7 - Vazamento de produtos perigosos: interditar totalmente a pista, evacuar a área e fazer a sinalização.

8 - Doenças infecto-contagiosas: evitar qualquer contato com o sangue ou secreções das vítimas nos acidentes. Tenha sempre em seu carro um par de luvas de borracha.


O que é possível fazer no atendimento às vítimas?
1 - Garanta primeiro o básico em segurança e o pedido de resgate.

2 - Contato com a vítima: fale com a vítima sem abrir a porta, se for abrir não movimente a vítima e peça para algum ocupante do carro destravar as portas, se possível. Informe o que você está fazendo, ouça as queixas da vítima, respondendo com serenidade. Não dê informações que causem impacto ou que estimulem discussões. Permaneça junto à vítima em um local onde ela possa ver você, somente se não colocar em risco a sua segurança.

3 - Se o cinto de segurança está dificultando a respiração, você deverá soltá-lo sem movimentar o corpo da vítima.

4 - Impedir os movimentos da cabeça: segurar a cabeça da vítima pressionando a área das orelhas. Se a vítima estiver de bruços ou de lado, só deve ser virada se não estiver respirando e com a ajuda de alguém treinado. Se estiver de bruços e respirando, sustente a cabeça nesta posição e espere o resgate. Se estiver sentada no carro, manter a cabeça na posição encontrada, e se não estiver respirando pode ser movimentada com a ajuda de alguém treinado.

5 - Vítima inconsciente: identifique a consciência da vítima com perguntas simples (Qual é seu nome?). Se estiver inconsciente, ligue novamente para o socorro e siga as orientações que receber. Veja se existe alguém no local treinado para agir nesta situação em que pode haver uma parada respiratória ou cardíaca.

6 - Controlando uma hemorragia externa: compressão do ferimento com gaze ou pano limpo. Só faça isso em lesões externas e que podem ser pressionadas sem a movimentação da vítima. Você pode precisar de luvas de borracha para evitar contaminações.

7 - As vítimas que saíram do carro sozinhas após o acidente não devem ser movimentadas e devem ser levadas a um local seguro para esperar a equipe de socorro.

8 - Proteja a vítima do frio, sol ou chuva com qualquer coberta disponível. O calor do corpo da vítima deve ser preservado para não piorar sua situação.

O que você não deve fazer com a vítima
Não movimente: isso pode piorar uma lesão na coluna, braço ou perna, causando paralisia nos membros ou na respiração, e ainda piorar lesões internas.

Não faça torniquetes: não deve ser usado em hemorragias externas. Só é feito por profissionais treinados, mas quase nunca é aconselhado.

Não tire o capacete de um motociclista de maneira nenhuma, mesmo se estiver inconsciente. Aguarde a equipe de socorro.

Não dê nada para a vítima ingerir: nem mesmo água. Exceção: vítimas que sejam cardíacas que fazem uso de medicação em situações de rotina ou de emergência, geralmente colocados em baixo da língua.

Curso de primeiros socorros
Fazer um curso prático de primeiros-socorros com profissionais habilitados é um importante aliado para aprofundar essas informações e capacitá-lo melhor para qualquer tipo de emergência, inclusive em acidentes de trânsito. Mas lembre-se: em caso de aplicação dos primeiros-socorros, faça o que está dentro de seu limite, e espere o socorro de uma equipe profissional.

0 comentários:

Real Time Web Analytics BlogBlogs.Com.Br