Maserati

Logótipo Maserati

A marca italiana Maserati foi fundada pelos irmãos Maserati (cinco no total) em 1914. Os irmãos Maserati estavam responsáveis, até à data, pela criação de automóveis de competição para a marca Diatto. Mas com a suspensão da marca, da competição automóvel, os irmãos Maserati viriam a proceder à criação do primeiro automóvel Maserati em 1926.

Em 1937 a Maserati foi comprada pela família Orsi, alterando a sede da empresa para Modena em 1940. Os irmãos Maserati continuaram responsáveis pela construção dos automóveis, tendo ganho em 1939 e 1940 a competição de Indianapolis 500.

Com o início da II Guerra Mundial a Maserati começou a produzir componentes para a guerra, mas com o final da guerra voltou à produção automóvel lançando a série A6.

Em 1948 os irmãos Maserati deixaram a Maserati criando a construtora de carros OSCA.

No início dos anos 50 a Maserati começou a ficar com a vida mais complicada na competição automóvel, devido à forte concorrência da Ferrari e Alfa Romeo, acabando por abandonar a competição automóvel em 1957 devido a um acidente. A Maserati passou então a concentrar-se mais nos carros de estrada lançando em 1958 o Maserati 3500 GT, o Maserati Sebring em 1962 e o Quattroporte em 1963, sendo este o primeiro automóvel de 4 portas da Maserati.

Em 1968 a Maserati é comprada pela Citroën e sob o seu domínio começou a incorporou a sua tecnologia nos Maserati, utilizando também um motor Maserati no Citroën SM.

Com a crise petrolífera de 1973 a Maserati viu as suas vendas baixarem, pela baixa procura de carros desportivos. Com a falência da Citroën em 1974 e a formação do grupo PSA Peugeot Citroën a Maserati foi posta à venda, sendo comprada pela DeTomasso em 1975.

A Maserati lançou novos modelos em 1976, mas foi na década de 80 que o lançamento de um novo tipo de automóveis marcou uma viragem nas linhas da Maserati. Os novos modelos eram mais baratos que os Maserati típicos, mas possuíam uma atitude muito agressiva em estrada.

Em 1993 a Maserati volta a ser comprada, agora pela FIAT. Mas em 1997 a FIAT vendeu 50% da Maserati à Ferrari (marca que também pertence ao grupo FIAT). É em 1999 que a Ferrari passa a ter controlo total da Maserati, tornando a Maserati na sua divisão de luxo. Nesse mesmo ano lança o 3200 GT um modelo que volta às linhas típicas da Maserati. O 3200 GT possuía um motor com 3200 cc e 370 cv, capaz de alcançar os 100 km/h em menos de 5 segundos.

Em 2004 é lançada a 5ª geração do Maserati Quattroporte com um motor V8 de 4200 cc.

Em 2005 a Maserati voltaria para o controlo da FIAT, devido a um acordo entre a FIAT e General Motors.

Recentemente a Maserati voltaria a dar lucro, tendo aumentando o seu volume de vendas.

Maserati Quattroporte
Maserati Spyder
Maserati Quattroporte
Maserati Birdcage
Maserati Granturismo

Seat

Logótipo SEAT

A marca espanhola SEAT (Sociedad Española de Automóviles de Turismo) foi fundada em 1950 pelo INI (Instituto Nacional de Industria). O INI foi formado por uma parceria entre um grupo de cinco bancos espanhóis e pela FIAT.

Em 1953 é inaugurada a fábrica da SEAT e nesse mesmo ano é lançado o SEAT 1400, nada mais que um FIAT 1400 modificado. As peças utilizadas pela SEAT eram todas produzidas pela FIAT, sendo depois montadas nas instalações da SEAT e recebendo o seu logótipo.

Em 1957 é lançado um dos automóveis mais importantes na história da Espanha: o SEAT 600 (baseado no FIAT 600), começando com ele a produção em massa de automóveis.

Em 1965 é lançado o SEAT 1500 que veio substituir o SEAT 1400.

Em 1968 a SEAT atinge o número 1 milhão de vendas.

Em 1981 a FIAT cancelou o contrato que mantinha com a SEAT, devido às enormes perdas financeiras que a SEAT apresentara. A partir desta data a SEAT não podia mais produzir automóveis baseados nos modelos da FIAT. Depois disto, a SEAT chegou a um acordo com a Volkswagen para esta adquirir a SEAT. Em 1982 a Volkswagen chega a acordo com a SEAT e em 1986 passa a adquirir 75% da SEAT. Com este acordo a SEAT começou a exportar pela primeira vez para a Europa.

Em 1984 é lançada a 1ª geração do SEAT Ibiza.

A SEAT voltaria a dar lucro em 1989, construindo nesse ano uma nova fábrica em Martorell, uma fábrica com capacidade de produção de 1500 carros por dia.

Em 1990 a Volkswagen passa a ter o controlo total da SEAT e em 1991 é lançado o SEAT Toledo, o primeiro automóvel a ser produzido sob o domínio da Volkswagen.

Em 1997 é lançado a 2ª geração do SEAT Ibiza, conseguindo esta versão alcançar um enorme sucesso de vendas.

Em 1999 a SEAT regressa ao principal segmento europeu com o SEAT Leon, lançando em 2001 a versão super desportiva: Leon Cupra R. Este modelo possuía um motor com 1800 cc e 207 cv.

Em 2002 a SEAT deixa de ser controlada pela Volkswagen e passa a ser controlada pela Audi. Nesse ano a SEAT lança a 3ª geração do Ibiza, apresentando esta geração uma viragem nas linhas da marca. Em 2004 é introduzido o Ibiza Cupra, uma versão com um motor TDI de 1900 cc e 160 cv.

Em 2005 é lançada a nova geração do SEAT Leon.

SEAT León Cupra R
SEAT Altea
SEAT Ibiza Cupra R
SEAT León FR
SEAT León Cupra R

Lotus

Logótipo Lotus

A marca britânica Lotus foi fundada em 1952 por Colin Chapman. Em 1947 Colin Chapman, ainda um estudante universitário, construiu o seu primeiro automóvel tendo como base o chassis de um Austin 7. Este era um automóvel muito leve criado para competição, esse modelo viria a ser chamado Lotus MK I. Colin Chapman viria a criar novas versões do mesmo modelo, tendo o Lotus MK III sido um sucesso nas provas desportivas. A enorme vantagem conseguida pelo Lotus MK III, levou à alteração das regras naquelas provas.

Devido ao enorme sucesso dos modelos lançados, Colin Chapman associa-se a Michael Allen e Nigel Allen, dando início à marca Lotus em 1952. A Lotus lança o seu primeiro verdadeiro automóvel nesse ano, o Lotus MK VI, este modelo tinha incorporado um motor da Ford com 1500 cc.

Em 1957 é lançada o Lotus Seven, uma nova versão do Lotus MK VI. Este modelo transformou-se num ícone da Lotus, alcançando um enorme sucesso de vendas. Com a intenção de descontinuar o Seven, a Lotus vendeu em 1973 os direitos de produzir o Seven à Caterham, sendo ainda hoje produzido com o nome Caterham 7. Nesse mesmo ano é lançado o Lotus Elite, um modelo construído à base de fibra de vidro.

A Lotus entrou na Fórmula Um em 1958, tendo conseguido a primeira vitória em 1960 e ganho o primeiro campeonato em 1963. A Lotus viria a ganhar no total sete campeonatos. Mas mais uma vez as regras viriam a ser alteradas devido às elevadas prestações dos automóveis Lotus. O Lotus 78 lançado para a Fórmula Um, criava um efeito Venturi, em que o ar que passava por baixo do carro exercia uma pressão descendente de 900 kg. Devido a este efeito o carro era capaz de curvar a altas velocidades, de tal modo que parecia estar colado à estrada.

Em 1966 é lançado o Lotus Europa baseado num protótipo construído para o projecto Ford GT 40.

Em 1976 é lançada o Lotus Esprit.

Em 1982, Colin Chapman morre de ataque cardíaco com a idade de 54 anos. Ele fica para a história pelos feitos alcançados na engenharia automóvel

Em 1986 a Lotus é comprada pela General Motors, sendo vendida em 1993.

Em 1995 a Lotus abandona a Fórmula Um com um historial de 78 vitórias e um ano depois é lançado o Lotus Elise.

Recentemente, em 2006, foi lançada a nova geração do Lotus Europa.

Lotus Seven
Lotus Elan 1600
Lotus Esprit
Lotus Elise
Lotus Europa

Toyota

Logótipo Toyota

A marca japonesa Toyota foi fundada em 1937 por Kiichiro Toyoda. Mas a história da Toyota remonta a 1919 aquando da fundação da Toyoda Spinning and Weaving Company por Sakichi Toyoda, pai de Kiichiro. Sakichi Toyoda foi o responsável pela invenção da primeira máquina eléctrica de fiar do Japão.

Em 1924 com a ajuda do seu filho, Sakichi Toyoda produziu uma máquina de fiar totalmente automática. Dois anos depois o nome da marca é alterado para Toyoda Automatic Loom Works.

Em 1933 depois de incentivos do governo japonês, Kiichiro Toyoda cria uma divisão automóvel, utilizando como financiamento a venda dos direitos da patente sobre a máquina de fiar automática. Em 1936 começa a produção do Toyota Modelo AA e um ano mais tarde é fundada a Toyota Motor Company.

Com o início da II Guerra Mundial a Toyota começou a produzir camiões militares para o exército japonês, regressando à produção automóvel, apenas no final da guerra. Para isso lançou em 1947 o Toyota Modelo SA.

Em 1957 a Toyota aventura-se no mercado americano com o Toyota Crown e em 1963 no mercado europeu.

Em 1966 é lançado a primeira geração do Toyota Corola. Com este modelo a Toyota começa a adquirir boa reputação pela qualidade de construção e consegue também um bom volume de vendas no mercado americano.

Em 1967 a Toyota cria uma parceria com a Daihatsu para produção de automóveis.

Com a crise petrolífera de 1973 as marcas americanas não conseguiram dar uma resposta rápida face às novas leis de emissões. A Toyota aproveitou por isso para aumentar em grande número as suas vendas nos Estados Unidos, visto que os seus automóveis já eram produzidos tendo em vista a economia de combustível.

A Toyota aventurou-se no rally na década de 70 com um Toyota Corola WRC, mas foi com um Toyota Celica que a Toyota conseguiu vencer o seu primeiro campeonato em 1990. A Toyota abandonaria o rally em 1999.

Em 1980 a Toyota atinge os 30 milhões de unidades produzidas e em 1989 lança uma nova marca, a sua divisão de luxo Lexus.

Com o início da década de 90 a Toyota começa a adicionar mais modelos e mais automóveis luxuosos à sua gama.

Em 1997 a Toyota é a primeira marca a produzir em série um automóvel híbrido: o Toyota Prius. Este modelo recorre a um motor a gasolina e baterias eléctricas. O Toyota Prius tornou-se um enorme sucesso de vendas, principalmente nos Estados Unidos, sendo o automóvel híbrido mais vendido. Este automóvel é capaz de realizar consumos muito baixos e um reduzido nível de emissões para a atmosfera.

Em 1999 a Toyota atinge os 100 milhões de unidades produzidas.

Em 2003 a Toyota lança uma nova marca: a Scion e em 2005 adquire 8.7% FHI empresa produtora da Subaru e em 2006 adquire 5.9% da Izuzu.

Toyota Land Cruiser
Toyota MR2
Toyota Supra
Toyota Yaris Sport
Toyota Celica

Mazda

Logótipo Mazda

A marca japonesa Mazda foi fundada em 1920 por Jyujiro Matsuda, inicialmente com o nome de Toyo Cork Kogyo Co.. Em 1927 a marca altera o seu nome para Toyo Kogyo Co. e em 1931 começa a produzir a Mazdago, uma carrinha de três rodas.

Em 1934 nasce o primeiro logótipo da marca com o nome Mazda, o nome Mazda provém do nome de um deus antigo, Ahura Mazda. O nome da companhia só viria a ser alterado para Mazda em 1984.

Durante a II guerra Mundial a marca passou a produzir armamento para o exército japonês, ficando a espingarda Tipo 99 muito conhecida.

O primeiro automóvel Mazda a ser produzido foi o desportivo Mazda R360 coupé lançado em 1960, seguido pelo Mazda Carol em 1962.

Em 1967 a Mazda começa a exportar em larga escala para a Europa. Nesse ano é também lançado o Mazda Cosmo 110S o primeiro automóvel Mazda a receber um motor rotativo Wankel. O motor rotativo Wankel é um motor de combustão interna que recorre a um rotor ao invés de pistões. Um motor rotativo possui um peso muito menor e a mesma potência que um motor normal, mas com cilindrada inferior. A incorporação deste motor em vários modelos levou a Mazda a entrar nos anos 70 com a reputação de uma marca de alta performance.

Em 1970 a Mazda iniciou a exportação para o mercado americano.

Em 1972 produz o automóvel número 5 milhões.

Em 1979 a Mazda depois de um baixo volume de vendas tem a sua primeira crise financeira. Para escapar à crise a Mazda entra em acordo com a Ford, passando esta a adquirir nesse ano 25% da Mazda, vindo a aumentar para 33.4% em 1996. Nos tempos que se seguiram tanto a Ford como a Mazda lançaram modelos em conjunto, alterando o seu nome consoante o mercado. Nos anos 80 a Mazda viu o seu volume de vendas passar para um patamar muito mais elevado, graças ao apoio da Ford.

Em 1989 a Mazda lança o roadster MX-5, este modelo veio revitalizar o mercado, passando a estar disponível um roadster a preços mais acessíveis.

Em 1991 a Mazda vence as 24h de Le Mans com o Mazda 787B, passando a ser a única marca japonesa a alguma vez alcançar esse feito. O Mazda 787B recorria a um motor rotativo com 4 rotores. Depois dessa vitória a FIA baniu os motores rotativos das 24h de Le Mans.

Na década de 90 a Mazda começou novamente a ter prejuízo. As boas vendas no mercado europeu não serviam para cobrir as perdas financeiras no mercado japonês e americano. Para isso também contribuiu a constante mudança de logótipos, sendo apenas adoptado em 1997 o logótipo que vigora até aos dias de hoje.

Mazda RX-7
Mazda MX-5
Mazda 6
Mazda RX-8
Mazda Mazdaspeed3

MG

Logótipo MG

A marca britânica MG (Morris Garages) foi fundada em 1924 por William Morris e Cecil Kimber. A MG começou como uma revendedora de automóveis da Morris Cars. Mais tarde começou a criar versões desportivas dos modelos da Morris Cars, passando a construir os seus próprios modelos poucos anos depois.

Nos anos 30 a MG começou a ganhar notoriedade devido à sua participação na competição automóvel.

Em 1935 a MG é vendida à Nuffield Organisation e em 1952 esta junta-se à Austin Motor Company, dando início à BMC (British Motor Corporation). Por esta altura a MG, à excepção dos seus carros desportivos, não lançava mais do que carros de outras marcas do grupo BMC, aplicando neles o seu logótipo.

A MG começa a tornar-se conhecido pelos seus automóveis desportivos, devido à série T e a modelos como o MG TF. Em 1955 chega aquele que se tornou num dos ícones da MG, o MGA. Criado para substituir a série T, veio por um ponto final na imagem antiga dos modelos desportivos da marca e lançar a MG para a era moderna de desportivos.

Em 1961 é lançado o MG Midget e em 1962 o MG MGB com um motor de 1800 cc. A nova versão do MGA foi um autêntico sucesso de vendas, devidas às suas linhas inovadoras e apetência desportiva.

Em 1968 a BMC funde-se com a Leyland Motor Corporation para dar início à BL (British Leyland). A BL cessou toda a produção de modelos MG, mas anos mais tarde recorreu ao seu nome e imagem para lançar o MG Metro 1300. Mais tarde foi adicionada uma versão turbo, fazendo com que o modelo fosse um sucesso de vendas.

Em 1982 a BL cria a sua divisão automóvel, a Austin Rover Group. Em 1988 o grupo é comprado pela British Aerospace e em 1994 volta a ser comprada, agora pela BMW.

Em 1995 a MG regressa à produção de automóveis desportivos com o MGF, depois de muitos anos de ausência.

Em 2000 a BMW depois de perdas financeiras com o grupo Rover, vende o grupo, passando agora a chamar-se MG Rover. Um ano depois a MG lança os modelos ZR, ZS, ZT e ZT-T baseado nos Rover 25, 45 e 75, respectivamente. Estes modelos não eram nada mais que versões tuning dos modelos Rover. Com o lançamento destes modelos a MG conseguiu uma grande aceitação no mercado, ficando o MG ZR muito conhecido em Portugal.

Em 2002 é lançado o MG TF, nada mais que uma nova versão do MGF. A ausência de mudanças drásticas com o anterior modelo fez com que o MG TF fosse um sucesso de vendas.

Em 2005 a MG Rover deixa de produzir e nesse mesmo ano é comprada pela NAG (Nanjing Automobile Group), uma empresa chinesa.

Recentemente em 2007 a NAG anunciou o recomeço da produção de automóveis da marca MG no Reino Unido.

MGA
MGB
TF
ZR TD
ZS 180

Rover

Logótipo Rover

A marca britânica Rover foi fundada em 1904 por John Kemp Starley e William Sutton. O início da Rover remonta a 1878, altura em que a Starley & Sutton Co. foi fundada. Em 1883 ela produz o seu primeiro triciclo e em 1885 cria a primeira bicicleta a utilizar duas rodas com as mesmas dimensões e uma corrente para ligação à roda traseira.

Em 1889 a companhia altera o seu nome para J. K. Starley & Co. e dois anos depois J. K. Starley morre. Em 1904 o nome é novamente alterado, agora para Rover Cycle Company, produzindo o seu primeiro automóvel nesse mesmo ano.

Com o início da I Guerra Mundial a Rover passou a produzir motociclos, voltando à produção de automóveis no final da guerra.

Com a aproximação daquela que viria a ser a II Guerra Mundial, o governo inglês construiu fábricas para a produção de veículos militares. A Rover ficou então encarregue de produzir motores para avião, mas em 1942 o direito de produção seria vendido à Rolls-Royce.

Em 1948 a Rover funde a Land Rover com necessidade de produzir veículos todo-o-terreno.

Em 1950 a Rover lança um protótipo movido por uma turbina a gás, capaz de atingir uma velocidade de 140 km/h às 50.000 rpm. Mas o automóvel não entrou em produção devido enormes consumos.

Durante a década de 50 e 60 a Rover alcançou um bom volume de vendas, em grande parte pelo lançamento da Land Rover.

Em 1967 a Rover passa para o controlo da Leyland Motor Corporation e um ano depois, em 1968 une-se à BMC (Bristish Motor Corporation) para dar início à BL (British Leyland).

Em 1970 a Land Rover lança o Range Rover, o primeiro automóvel a combinar o conforto com o todo-o-terreno.

Em 1979 a BL assina um acordo com a Honda. Para a Honda esse acordo serviu como uma rampa de lançamento no mercado europeu, utilizando para isso a marca Rover. Por seu lado a Rover recorreu à Honda para apoio na produção de automóveis, sendo esse apoio mais notado pela inclusão de motores Honda nos automóveis Rover. O primeiro modelo a ser lançado sob este acordo seria o Rover 200.

Em 1982 é formado o Austin Rover Group, como a divisão automóvel da BL e em 1986 a BL altera o seu nome para Rover Group, passando a divisão automóvel a chamar-se Rover Cars. Mas dois anos depois, em 1988, a Rover é comprada pela British Aerospace.

A Rover viria a ser novamente comprada, agora pela BMW em 1994. Já sob o controlo da BMW, nasce o Rover 75, um carro luxuoso mas com um estilo retro. Devido a esse estilo o modelo foi um fracasso de vendas.

Em 2000 depois de enormes perdas financeiras com o grupo Rover, a BMW dividiu a Rover em três partes, a MINI que foi mantida pela BMW, a Land Rover que foi vendida à Ford e a MG e Rover que deram início ao MG Rover Group.

Em 2005 quando a companhia deixou de dar lucro foi vendida à NAG (Nanjing Automobile Group), uma empresa chinesa. Depois de dois anos sem produzir automóveis, a NAG anunciou a retoma da produção de automóveis do grupo MG Rover.

Rover P6 2000TC
Rover P6 2200SC
Rover SD1
Rover 25
Rover 75

Jaguar

Logótipo Jaguar

A marca inglesa Jaguar foi fundada em 1922 por William Lyons e William Walmsley. Inicialmente a marca foi fundada com o nome Swallow Sidecar Company, começando por aplicar as suas carroçarias ao chassis de outros fabricantes.

Em 1931 são lançados os primeiros modelos totalmente construídos pela Jaguar, o SS I e o SS II. Esses modelos tinham como principais características a grande proximidade ao solo e o enorme capot.

Em 1934 William Walmsley abandona a marca e William Lyons continua no seu projecto sozinho.

Em 1935 surge o nome Jaguar com o lançamento do SS Jaguar 2500, passando esse a ser o nome oficial a partir de 1945, depois da necessidade de abandonar o nome SS, devido à utilização desse nome por parte das SS alemãs.

A Jaguar continuou a lançar vários modelos a preços acessíveis, comparando com as outras marcas de luxo.

Com o início da II Guerra Mundial a Jaguar começou a produzir veículos para o exército inglês.

Com o final da guerra a Jaguar teve que criar um desportivo para poder obter notoriedade. Para isso lançou o Jaguar XK120 em 1948, considerado um dos melhores desportivos da época. O XK120 era o desportivo produzido em série mais rápido do mundo, sendo capaz de atingir os 200 km/h. Este modelo demonstrou-se um autêntico sucesso de vendas, sendo necessário construir uma nova fábrica para dar conta das encomendas.

A Jaguar criou um modelo para competição o Jaguar C-Type, com este modelo a Jaguar alcançou a vitória das 24h de Le Mans em 1951 e 1953. Na vitória de 1953 a Jaguar contou com a utilização de travões de disco para superar uma das provas mais competitivas de sempre. Os travões de disco resultaram de uma colaboração entre a Jaguar e a Dunlop.

Com o lançamento do D-Type a Jaguar voltaria a alcançar a vitória nas 24h de Le Mans de 1955 a 1957.

Em 1957 a Jaguar incorpora os travões de disco na produção de veículos de estrada, aplicando-os no novo desportivo XK150.

Em 1961 nasce o Jaguar E-Type, o desportivo que marcou a Jaguar. O E-Type mostrou-se um enorme sucesso de vendas, isso deveu-se às suas linhas inovadoras, à sua elevada performance e ao seu baixo preço quando comparado com outras marcas concorrentes.

Em 1966 a Jaguar juntou-se à BMC (British Motor Corporation) e em 1968 a BMC une-se à Leyland Motor Corporation para dar início à BL (British Leyland).

Em 1971 a Jaguar lança o seu primeiro motor V12, incorporando-o no Jaguar E-Type.

Em 1990 depois de negociações com vários grupos, a Jaguar é comprada pela Ford. A partir daí a Jaguar passou a contar com a tecnologia Ford para a produção de novos modelos, conseguindo alcançar um bom lugar no ranking de satisfação dos clientes.

Recentemente a Ford anunciou a venda da Jaguar até ao final de 2007.

Jaguar XK120
Jaguar XJ13
Jaguar E-Type
Jaguar XJ220
Jaguar XKR

Renault

Logótipo Renault

A marca francesa Renault foi fundada em 1898 por Louis Renault e os seus irmãos Marcel e Fernand. Os irmãos Renault começaram a apostar desde cedo na competição automóvel, ingressando nas provas inter-cidades. Mas esta aposta viria a ser trágica para a Renault com a morte de Marcel Renault em 1903, na prova Paris-Madrid.

A partir de 1906, Louis Renault assume o controlo total da Renault com a saída do seu irmão Fernand.

Com a chegada da I Guerra Mundial a Renault começou a produzir diferentes tipos de veículos para os aliados, tais como aviões e tanques

Com o final da guerra começaram a aparecer automóveis pequenos e mais baratos. A Renault passou então a oferecer uma vasta gama de modelos, deixando de produzir apenas automóveis de luxo.

Depois da ocupação da França pela Alemanha, durante a II Guerra Mundial, a Renault passou a produzir camiões para o exército alemão. Com o final da guerra Louis Renault foi preso e pouco tempo depois morreu na sua cela antes do julgamento. Com a morte do seu fundador, a Renault passou para o controlo público.

Por esta altura a Renault estava a atravessar uma crise financeira, por isso, necessitou de começar a produzir automóveis mais pequenos. Em 1946 a Renault lança o modelo 4CV, este modelo conseguiu trazer alguma estabilidade à marca

Em 1956 a Renault cria a divisão de camiões.

Em 1961 é lançado o Renault 4L, aquele que é o modelo mais conhecido de todos tempos da Renault. O Renault 4L foi um autêntico sucesso de vendas continuando em produção até 1993.

Em 1972 nasce outro ícone da Renault, o Renault 5 que viria a ser substituído pelo Super5 em 1985. Nesse mesmo ano saiu a versão GT Turbo, uma versão que fez muito sucesso em Portugal.

Apesar de um bom volume de vendas e resultados aceitáveis em competição, a Renault estava a dar prejuízo. Por isso o governo francês interveio, substituindo o presidente da Renault em 1984. A Renault foi alvo de enormes cortes financeiros incluindo o abandono da competição automóvel.

Nos anos 90 a Renault começou a revitalizar a sua gama de modelos, lançando novas versões e modelos.

Em 1996 a Renault é privatizada.

Em 1999 a Renault forma uma aliança com a Nissan adquirindo 36.8% da marca e aumentando o seu interesse para 44.4% em 2002. Por seu lado a Nissan também adquiriu 15% da Renault.

A Renault entrou no novo milénio com ideias inovadoras, para isso lançou a nova geração do Renault Laguna em 2000. O Laguna possuía tecnologia inovadora, como era o caso do cartão magnético para abertura das portas. Este foi também o primeiro Renault a alcançar 5 estrelas no teste EuroNCAP.

Em 2001 é lançada a versão super desportiva do Renault Clio II, o Clio V6. Este modelo foi baseado no antigo Renault 5 Turbo que possuía o motor na zona dos bancos traseiros. O Renault Clio V6 possuía um motor V6 24v com 3000 cc e 230 cv, sendo aumentado para 255 cv em 2003 com a introdução da nova geração.

Em 2001 a divisão de camiões da Renault é vendida à Volvo.

Em 2002 é lançado a nova geração do Renault Mégane, um modelo com linhas inovadoras. Mas apesar da sua extravagância o Mégane acabou por ser um sucesso de vendas, em muito graças à sua tecnologia.

8 Gordini
5 Turbo
Clio 1.8 16v
Clio V6
Mégane F1
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