Artesão faz carros clássicos com sucata


Modelos surgem da reciclagem de latas de óleo, pedaços de fio e garrafas plásticas


 Fabio Aro
Miniaturas são expostas (e vendidas) em encontros de admiradores de carros clássicos a bordo de um ônibus escolar antigo

Reciclagem da melhor qualidade! Esse é o trabalho do artesão Milton Cruz, que faz miniaturas de veículos antigos com materiais de descarte, como garrafas pet, restos de fios elétricos, latas de óleo e tantas outras coisas que poderiam terminar no lixo. Dedicado a esse trabalho há décadas, o especialista já reproduziu mitos como o superclássico Bugatti Type 57SC Atlantic 1936, Romi Isetta 1956, Ford Mustang Shelby 1967, Mini Cooper 1960, Ford Furgão 1942 e Volkswagen Maggiolino 1936 Prototype.

 Fabio Aro


Seu trabalho pode ser visto no Ônibus Escola de Cultura, geralmente presente nos mais importantes encontros de colecionadores de veículos antigos. O coletivo, típico modelo escolar de origem norte-americana, exibe as miniaturas de Cruz, que ficam devidamente protegidas por caixas de acrílico. Ali, as obras do artesão podem ser adquiridas por quem se interessar.

 Fabio Aro

Mas o trabalho dele vai muito além disso. Em parceria com os irmãos Ricardo e Rogério Luna, Cruz está investindo em uma valiosa ideia: o projeto Officina de Miniaturas. O trio, amparado pela ONG dos irmãos Luna e todos os meios legais, pretende repassar a jovens entre 13 e 15 anos toda a arte desenvolvida pelo artesão.

“Já cuidamos de todos os detalhes necessários para colocar a ideia em prática. Nesse momento, dependemos apenas de apoio financeiro, que empresas podem oferecer em troca de benefícios fiscais, ou seja, isenção no Imposto de Renda. Com R$ 30 mil já poderemos organizar a primeira turma de 20 alunos, que durará seis meses”, conta Ricardo Luna.

Mais informações sobre a obra de MiltonCruz e a Officina

0 comentários:

Real Time Web Analytics BlogBlogs.Com.Br