Assim será a nova geração do EcoSport


Ele chega no final de 2012. E é um dos destaques da revista Autoesporte de fevereiro


João Kleber Amaral
Ford EcoSport 2013 (projeção: João Kleber Amaral)

Mês que vem chega às lojas o EcoSport 2011, com mudanças mínimas de desenho. Agora, vamos dar um salto em direção ao futuro. Apresentamos a próxima geração do modelo, a linha 2013, que será lançada no final de 2012. Autoesporte teve acesso ao principal projeto em andamento na fábrica de Camaçari (BA). No quadro, você vê a imagem em 3D obtida pelo site Notícias Automotivas e repassada a nós. Com a imagem em mãos, que desvenda o desenho da traseira, consultamos nossas fontes ligadas à marca e fizemos a projeção acima - "de alto nível de refinamento", segundo um informante. Ou seja, você pode considerar a projeção feita por computação gráfica, por nosso projetista João Kleber Amaral, como o desenho definitivo da próxima geração do EcoSport.

A principal novidade será o fim do estepe preso à tampa do bagageiro. O brasileiro gosta disso, mas o futuro Eco será um modelo mundial, e o estepe à mostra, além de estar fora de moda lá fora, não seria aprovado nos rigorosos testes de impacto norte-americano e europeu. O novo EcoSport seguirá o padrão de design mundial da Ford. Repare como as lanternas são parecidas com as do Focus Sedan de terceira geração. A dianteira exibirá um desenho "inspirado no Kuga", diz a fonte.

Quer saber mais sobre a próxima geração do EcoSport? Então não deixe de conferir a edição de fevereiro de Autoesporte que chega hoje às bancas. Nela, além do novo Eco, você vai descobrir todos os lançamentos que as montadoras preparam até 2014. Autoesporte teve acesso a um relatório reservado da indústria automobilística com informações preciosas como código dos futuros produtos, previsão de lançamento, reestilização e até fim de linha para alguns...E ainda a fábrica onde serão feitos, volume de produção etc. São 16 páginas reveladoras, com planos das marcas instaladas no Brasil, até 2014. E mais oito páginas mostrando a movimentação do mercado europeu. Antecipamos o que vai acontecer com mais de 100 carros. Confira!

Honda apresenta versao europeia do CR-Z


Cupê híbrido será lançado no Salão de Genebra


Honda
Honda CR-Z europeu

A Honda já havia avisado sobre a apresentação da versão europeia do híbrido CR-Z, que vai acontecer no Salão de Genebra, em março. Mas agora a marca decidiu matar a curiosidade do público revelando as primeiras imagens do modelo. Não havia muita razão para fazer segredo, afinal. As principais mudanças do cupê em relação à versão americana estão nas luzes de LED diurnas e a posição do suporte de placa. O desenho permanece o mesmo, que chamou atenção ao ser revelado no fim do ano passado. Segundo a marca japonesa, o destaque do modelo segue sendo seu baixo consumo sem comprometimento do desempenho, que lhe renderiam credenciais suficientes para desbancar as vendas do Toyota Prius.


Honda

Mercedes-Benz SLS é novo pace car da F1


Supercarro entra no lugar do SL 65 AMG Black Series na temporada 2010


  Divulgação
Mercedes-Benz SLS AMG, o novo pace car da Fórmula 1

Entre as novidades da temporada de Fórmula 1 está o carro madrinha. No lugar do Mercedes-Benz SL65 Black Series entra o SLS AMG, supercarro que homenageia o lendário 300 SL de meados dos anos 50 com suas portas abertas para cima, como fossem asas de gaivota. O novo pace car foi mostrado oficialmente hoje. O carro vem com motor V8 de 563 cavalos e se torna o nono modelo da marca alemã a participar da principal categoria do automobilismo mundial.

  Divulgação
Interior é praticamente igual à versão vendida nas lojas. Diferença fica por conta do equipamento de comunicação

Mas para acompanhar o ritmo dos bólidos da Fórmula 1 o SLS AMG deverá perder um pouco de peso, algo em torno de 80 a 100 kg com algumas alterações. Uma delas pode ser a substituição de algumas partes da carroceria de alumínio por fibra de carbono (como o capô e a tampa do porta-malas), além da inclusão de freios mais leves. O interior se mantém praticamente igual ao modelo vendido nas lojas, com a diferença de ser equipado com sistema de comunicação.

  Divulgação
O piloto do pace car é o alemão Bernd Mayländer que tem como co-piloto Pete Tibbetts, da FIA

Com versão Cross, Saveiro adere à moda aventureira


Inspirada no CrossFox e de olho na Strada Adventure, a Saveiro, enfim, ganha uma versão estradeira e agora pode dizer: também sou cross


Volkswagen
Volkswagen Saveiro Cross

Olhe para a frente dessa Saveiro e você se lembrará não do Gol, mas do CrossFox. Isso mesmo, o hatch que não tem versão picape, mas que compartilha de uma dianteira idêntica a da nova Saveiro Cross. Trata-se da nova aposta da Volkswagen para encarar a Fiat Strada Adventure, com um forte apelo naquilo que conhecemos como “modelo aventureiro”. O modelo começa ser vendido em março, a partir de R$ 41.840.

Segundo Flavio Padovan, vice-presidente de vendas e marketing da VW, o segmento de picapes pequenas está bastante aquecido. “Foi um crescimento de 106%, se compararmos o ano de 2005 com 2009”, afirma. Em números mais específicos, as vendas cresceram de 78.700 carros em 2005 para 162.100 unidades nas ruas no último ano.

Segundo Luiz Alberto Veiga, do departamento de design da montadora, a dianteira é idêntica a do CrossFox. “Este desenho do para-choque é conhecido como sorriso invertido, e dá um aspecto de bravo ao carro. É como no CrossFox, onde também passa a aparência de um carro mais largo”, explica. A novidade em relação ao hatch é o nome da nova versão, bastante destacado na dianteira, e a grade na cor preta. Ainda há molduras nos para-lamas e sob a porta, como no CrossFox, e um novo friso, mais largo. Na traseira, apenas a continuação da saia esportiva e, novamente, a inscrição Saveiro Cross. Farol e lanternas trazem máscara na cor cinza.

Volkswagen

Há novas rodas de aro 15”, equipadas com pneus Pirelli Scorpion ATR de uso misto 205/60. Neles, os dados da marca vão escritos na cor branca, o que dificilmente se nota de longe. Por fim, há um discreto santantônio sobre a caçamba, que vem coberta por uma capota marítima de série. Por dentro, o mesmo volante do Passat CC (opcional) impõe luxo para a picape, enquanto os bancos com acabamento diferenciado e o nome da versão chamam a atenção.

Volkswagen

Autoesporte avaliou o modelo em um percurso de 70 km no interior de São Paulo. Na estrada, ele se sai muito bem com os 104 cv (álcool) do motor 1.6 VHT, o único disponível na Saveiro Cross, que também só é vendida na versão cabine estendida. Segunda e terceira marchas são bastante longas e garantem um bom desempenho da picape, enquanto a quinta velocidade dá conta de manter o nível de ruído e de consumo bastante aceitáveis. O computador de bordo registrou a média de 10 km/l em trajeto rodoviário. Para se ter uma ideia, o carro roda a 100 km/h a 2.500 rpm.

Volkswagen

Com os vidros fechados, o ruído é muito baixo, parecido com o de um sedã. O máximo que pode incomodar são as trepidações da capota marítima, de série nesta versão. A dirigibilidade fica ainda mais gostosa com o pedal de embreagem de posição baixa e os encaixes precisos do câmbio. A suspensão, semelhante a da versão Tropper, garante conforto e robustez à Saveiro Cross e uma altura boa em relação ao solo. A picape encara melhor as adversidades na terra do que o CrossFox. No perímetro urbano, é como guiar um carro hatch, o que deve conquistar muitos compradores para a picape. Ela ainda se destaca pelo caminho, mérito da cor escolhida para o lançamento: laranja atacama, a mesma do CrossFox.

Com forte apelo visual, a Saveiro Cross tende a ganhar o mesmo público já conquistado por carros como CrossFox, EcoSport e toda a família Adventure da Fiat. Caso queira ar-condicionado, o preço fica em R$ 44.684. Com ABS, duplo airbag, rádio e volante multifuncional, ela fica em R$ 47.930, abaixo dos R$ 50.071 da Strada Adventure. Mas como quase todos os “pseudos-aventureiros” disponíveis no mercado, nem pense em jogar o modelo em uma grande valeta ou em uma lamaçal, o final da história não será agradável. O negócio dela é mesmo desfilar na selva de pedra.

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Volkswagen

VW lança CrossGolf


Modelo se atualiza para o Salão de Genebra


Volkswagen
Modelo lembra muito o CrossFox nacional, principalmente pelo desenho do para-choque
A Volkswagen entra de vez para a moda aventureira, não só no Brasil, mas também no mundo. Isso porque a montadora revelou nesta quinta-feira (25) o novo CrossGolf, feito com base no Golf Plus. Trata-se de minivan baseada no hatch, que é vendida na Europa, mas nunca esteve nos planos da montadora para o Brasil.

O modelo renovado será atração da marca alemã no Salão de Genebra (Suíça), a partir do dia 4. O design, porém, é familiar aos brasileiros, já que lembra muito o CrossFox e a nova Saveiro Cross, principalmente no para-choque dianteiro e também nas laterais.

Volkswagen
Há cinco motores disponíveis, sendo três a gasolina e os outros dois a diesel
Além do moderno interior, com direito a tela de cristal líquido de 7”, o carro oferece boas opções de motor. Quem busca versões a gasolina, pode escolher entre três opções: 1.4 TSI de 160 cv, 1.4 de de 115 cv e 1.2 TSI de 105 cv. As versões a diesel tem potências que variam entre 105 cv e 140 cv.


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Ford Kuga

Ford Kuga: areia nos olhos do Captiva, utilitário esportivo deverá ser fabricado na Argentina em 2011. Confira avaliação

Ford
Design típico dos novos Ford vai inspirar próxima geração do EcoSport
O Ford Kuga não é exatamente uma novidade. Mas você não deve tê-lo visto exibindo esta placa preta da argentina. Aliás, vá se acostumando a associar o Kuga e Argentina. Vamos logo dar uma boa notícia: a fábrica planeja fabricar o jipinho na unidade de produção em General Pacheco. No país vizinho, as razões para produzi-lo na região são obvias. O segmento de utilitário-esportivos segue em franca expansão, e o principal, o Kuga compartilha a plataforma (C1) com o Focus – embora tenham carrocerias diferentes, o hatch e o utilitário esportivo tem 70% de peças comuns. Ele será posicionado num patamar de preço entre o EcoSport e o Edge, ou seja, vai brigar com o Chevrolet Captiva, Honda CR-V, Toyota RAV4 e Hyundai iX35, entre outros.

Segundo fontes ligadas à Ford o Kuga poderia começar a ser feito no Mercosul em seis meses. Contudo, de acordo com os cálculos mais conservadores, ele deve chegar só em 2011. Mas nossa ansiedade não permitia esperar tanto. Fomos à Argentina, mas especificamente às praias de Pinamar, na província de Buenos Aires, para acelerar o modelo que começa a ser vendido por lá dentro de algumas semanas. Por enquanto, vindo da Europa.

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À primeira vista, o Kuga surpreende pelo visual. A estética deriva da filosofia do Kinetic Design, essa escola de desenho que ninguém da Ford sabe explicar com palavras claras, mas que traz resultados muito atrativos. : basta recordar os novos Mondeo, S-Max e Fiesta europeus. A dianteira é dominada por uma grande entrada de ar trapezoidal na parte de baixo, faróis estilizados e capô com vincos que dão ao Kuga um ar agressivo. De perfil, destacam-se as grossas molduras de rodas, a pequena saída de ar, a linha de cintura que se eleva até chegar à tama traseira e as rodas de aro 17. O primeiro modelo apresentado á imprensa argentina, em dezembro passado, tinha rodas de aro 19, com desenho mais bonito que as do carro das fotos. Mas essa roda não é oferecida nem como opcional, uma pena.

A parte traseira transmite solidez, reforçada pelo spoiler e pela dupla saída de escapamento. A tampa do porta-malas tem um sistema de abertura em dois estágios. O aspecto geral de robustez guarda seu segredo nas dimensões. Com 4.44 metros de comprimento, o Kuga é o mais curto do seu segmento, mas, ao mesmo tempo, é o mais largo. Por dentro, o comprimento limitado faz com que o Ford não possa ter uma terceira fileira de bancos. A Maior largura, porém, proporciona boa acomodação para os passageiros do assento traseiro. O porta-malas de 360 litros de capacidade (ampliado até 1.355l quando se rebatem os bancos) também é pequeno se comparado aos concorrentes. Para se ter uma ideia, o CR-V leva 524 l e o RAV4, 540 l .

Ford
Porta-malas pode ser aberto de duas maneiras
A lista de equipamentos do Kuga Trend (com câmbio manual de seis marchas) é bem completa: tem freios ABS, controle de tração e estabilidade, air bags frontais e laterais, controlador de velocidade de cruzeiro e sistema de áudio da Sony com controle por voz. A versão topo de linha Titanium vem apenas com transmissão seqüencial de cinco marchas e agrega teto panorâmico de vidro (que não abre), ar-condicionado digital e sensor de estacionamento traseiro. O acabamento de couro é opcional, com bancos dianteiros que podem ser aquecidos. Embora divida com o Focus diversos componentes internos – como o volante, o sistema de som e numerosos comandos - , há uma grande diferença na qualidade de revestimento das portas e do painel. No Kuga, o plástico é mais agradável ao tato de de melhor qualidade. Mas vale lembrar que o modelo avaliado ainda é o europeu.

O motor 2.5 turbo é o mesmo utilizado no Focus ST da Europa e em diversos modelos da Volvo. Com comando variável e injeção direta, entrega 200 cv e 32,6 kgfm de torque entre 1.600 rpm e 4.000 rpm. A tração integral utiliza sistema Haldex, uma embreagem hidráulica multidisco que envia a força do motor ás rodas traseiras quando as dianteiras patinam. Se for necessário, antes de arrancar, 3% do torque podem ser enviados ao eixo traseiro – ideal para sair de um atoleiro. Diferente do EcoSport, porém, no Kuga não há opção de bloquear a divisão de tração em 50% para cada eixo.

Ford
Acabamento da versão europeia usa materias melhores que os do Focus argentino
A posição de dirigir é bom cômoda e elevada, típica de um utilitário esportivo. O volante regula em altura e profundidade. Se você acha, como a gente, que o Focus tem a melhor dirigibilidade do segmento, então acredite: O Kuga conquista o mesmo título. A suspensão e confortável, a direção eletro-hidráulica é muito precisa e na cidade o jipinho de move com agilidade, como se fosse um carro menor. Mas, assim como herdou do Focus as virtudes, o mesmo podemos dizer sobre os descuidos, como o capô que só abre por fora (e com chaves) e o estepe fino, de uso temporário.

Durante o tempo em que andamos pelas Dunas de Pinamar, o Kuga mostrou fôlego. A segunda marcha era suficiente para enfrentar os montes e escapar com facilidade das áreas com areia branca. Mas não se iluda: o Kuga não é um veículo para correr rali Dakar. É um carro divertido para o trânsito urbano, tem potência suficiente para ser um grande estradeiro e cumprirá sem problemas os desafios de passeios familiares nas escapadas de férias. Importado da Alemanha e vendido na Argentina apenas nas versões mais caras, o Kuga terá volume de vendas bastante limitado, diz o pessoal da Ford. Quando feito em General Pacheco – com mais ofertas de motores e versão 4x2 – terá todas as condições de ser a referência no segmento.


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Ford revela Edge reestilizado


Versão 2011 do modelo ganha nova dianteira


Ford
Ford Edge 2011 As fotos de flagra do Ford

Edge reestilizado já deixavam claro que o modelo estava pronto para ser revelado oficialmente. E hoje a montadora finalmente divulga as primeiras imagens da versão 2011 do modelo, que passou por retoques visuais significativos. A marca buscou pequenas alterações em componentes-chave que ajudaram a melhorar o visual geral do carro.

O que chama mais a atenção é a nova grade frontal, que ficou mais alta e com filetes mais grossos. Agora ela se integra melhor ao conjunto de luzes, que ficou mais estreito e dá um ar mais robusto ao Edge. Nas fotos, é possível notar que ela poderá ser escolhida em cor preta ou em cromado.

Ford

O interior também traz novidades, com um ar mais luxuoso e mais destaque para os elementos tecnológicos. O sistema multimídia MySynch fica destacado ao centro do painel, para facilitar a operação das funções por parte do motorista ou passageiro.

Ford

Conforme era esperado, a Ford oferecerá três opções de motores, com atenção especial para o EcoBoost 2.0 de quatro cilindros, que promete menores emissões e consumo. Há também o 3.5 V6 e o 3.7 V6 com uma opção Sport. Os preços ainda não foram divuldagos.

Ford

Novo Uno sem disfarces


Imagem confirma projeção de Autoesporte

Autoesporte

Reprodução Internet
Essa deve ser a versão básica do novo compacto, com parte do para-choque sem pintura
Reprodução Internet
Lanternas serão elevadas
Acabou o mistério sobre o principal segredo da indústria automotiva nacional para 2010. Essa é a primeira foto do novo Fiat Uno sem disfarces. A imagem está em um arquivo de patentes do Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e mostra que a projeção da capa de janeiro da Autoesporte, feita com base em fotos de Marlos Ney Vidal, confere quase 100% com o modelo final. A descoberta da imagem foi feita pelo blog Novidades Automotivas.

O Uno da imagem aparenta ser da versão de entrada, com uma parte do para-choque sem pintura (onde fica a placa) e sem os faróis de neblina. A grade com três quadradinhos é o elemento que mais vai marcar a identidade do novo compacto. Os faróis arredondados possuem um relevo na parte onde fica a seta. O capô é curto e quase sem vincos. Atrás, as lanternas elevadas têm três glóbulos de luzes.

O novo Uno tem previsão de chegada às lojas em maio, com preço a partir de R$ 27 mil e motor 1.0 Evo Fire, uma evolução do atual. Você confere, com exclusividade, mais informações e imagens, como as de painel, bancos e equipamentos nesse link e na edição de janeiro da revista Autoesporte, que está nas bancas.

João Kleber Amaral
Grade com três "quadradinhos" será um dos elementos de maior identificação do carro

João Kleber Amaral
As lanternas elevadas são semelhantes às do Fiat Punto

Novo Fiat Idea flagrado


Minivan ganha novo visual para o Salão do Automóvel


Projeção João Kleber Amaral
Assim ficará a linha 2011 da minivan Fiat Idea, que será mostrada no Salão do Automóvel, em outubro

No calendário de lançamentos da Fiat desse ano está incluída a versão reestilizada da minivan Idea, que foi flagrada pelo espião Marlos Ney Vidal. Ainda camuflado, o carro aparece em fase final de testes. Pelas imagens fica claro que as principais mudanças ficarão na frente, que ganhará novos faróis e grade redesenhada, além de novos detalhes no capô e para-choque.

O novo Idea, que será exibido no Salão do Automóvel, passará por uma cirurgia a fim de levantar seu estilo e suas vendas. Em resumo: a Fiat vai trocar para-choque dianteiro, grade, farol e lanterna, além de dar um banho de cromados.

Marlos Ney Vidal
A Idea 2011 flagrada pelo fotógrafo Marlos Ney Vidal

O hatch médio Bravo foi a inspiração dos projetistas. O farol vai ser espichado para a lateral, enquanto a grade ficará mais fina. A área para os faróis de neblina será ampliada, assim como o retrovisor externo. Atrás, a lanterna exibirá novo posicionamento das luzes.

Marlos Ney Vidal

Conhecido nos corredores da fábrica como projeto 351(ng), o Idea será feito sobre a plataforma 178 e manterá as dimensões e a opção de versão Adventure. Outra novidade esperada é a troca do motor 1.8 da GM pelo 1.6 16V da Tritec nos modelos mais caros — o ELX deverá manter o 1.4, mas com 85/86 cv como no Punto. No final de 2014 a Fiat planeja fazer outra pequena mudança no visual do Idea.

Novo Clasic

Chevrolet pretende apostar em novo visual e manter o preço da versão atual


Chevrolet
Frente e traseira são novas no Classic 2010, que será lançado no Brasil na segunda quinzena de março
Uma das apostas GM em 2010 é a chegada do novo Classic. O modelo, que ainda tem as mesmas linhas do antigo Corsa Sedan de quase 15 anos atrás, passará por sua primeira grande reestilização, a fim de manter seu bom volume de vendas no mercado nacional.

Autoesporte apurou que esta nova versão chega às concessionárias na segunda quinzena de março e a ideia é manter o preço da versão atual, que é de R$ 26.500. Algumas concessionárias inclusive divulgam a data de chegada do modelo, que ainda não está à venda, já que os revendedores não passaram por um curso de apresentação do sedã.

Chevrolet
Modelo é vendido em países como Chile e Peru, mas foi substituído na China recentemente

O modelo segue as mesmas linhas do Sail, sedã Chevrolet vendido em países como Chile e Peru, mas já substituído por uma versão mais atual no mercado chinês. Trata-se na verdade de uma reestilização da dianteira e traseira, já que o modelo mantém a mesma base, o que pode ser visto por meio da lateral.

Chevrolet
Faróis e lanternas são as grandes novidades do carro

Novo Classic foi flagrado por Autoesporte no Brasil
Embora às vesperas da chegada da versão reestilizada, as concessionárias não praticam grandes descontos na atual, que foi encontrada à venda por, no mínimo, R$ 25.500 em uma concessionária da capital paulista. O novo modelo está sendo fabricado em São Caetano do Sul (SP) e também em Rosário, na Argentina, onde será lançado em abril.

Scania Cabriolet ao estilo



Conheça o primeiro pesado Cabriolet, produzido por um dos maiores nomes da Europa no que diz respeito a modificações de caminhões Scania

Onde você busca inspiração? De tanto ser questionado sobre isso, o sueco Sven-Erik Bergendahl Svempa se sentiu de fato motivado a fazer algo que, segundo ele, nunca ninguém havia feito antes. O que leva a crer que os seus lampejos vem da ideia de sempre inovar. E depois de três anos ou 3 000 horas trabalhadas, ele apresentou o primeiro caminhão Cabriolet que se tem notícia no mundo, chamado de Red Pearl 39 — ano de nascimento de seu criador Svempa, como é conhecido em todo continente europeu.


Partindo da premissa de buscar coisas novas para não reproduzir o óbvio, que, segundo Svempa, é comumente visto nos caminhões "tunados", o artista começou seus esboços pela estrutura e, de cara, cortou a cabine do Scania. Por dentro, no intuito de atrair a atenção dos poucos felizardos que adentrarem no caminhão — como a repórter que vos escreve — , Svempa colocou vidro no assoalho entre os bancos, justamente para que possa ser possível visualizar o motor. "Meu intuito foi justamente mostrar o motor do caminhão. É um veículo transformado que, entre as suas inúmeras características, atrai pelo motor", explica Svempa.


E por falar em motor, ele também foi aprimorado. Originalmente, trata-se de um modelo R 500 V8 da Scania — o V8 é o preferido do sueco de 70 anos. Mas, mesmo assim, ele optou por um propulsor mais potente. Para se ter uma ideia, a pressão do turbo é três vezes maior em relação ao original e o caminhão desenvolve de 0 a 100 km/h em 5,5 s.


O 39, como também é chamado carinho samente pelo seu criador, possui agora um motor marinho biturbo de 1 200 cv com velocidade máxima de 200 km/h e é equipado com uma caixa automática Allison. O Cabriolet que já foi apresentado numa feira na Austrália, além de outros países da Europa e Leste Europeu, foi desenvolvido justamente com o propósito de ser um caminhão de show.


O painel e os bancos foram revestidos de couro e os assentos ainda possuem o brasão da Scania. Para dar mais exclusividade ao modelo, Svempa aplicou dois adornos atrás do encosto, do lado externo do caminhão, produzidos de aço cromado, assim como outros detalhes da estrutura. "Prezo pela sobriedade e pelo bom gosto, foi dessa maneira que eu ganhei reconhecimento", ressalta.


Svempa logo adianta que gostaria de vir para o Brasil e apresentar o seu exclusivo modelo, para isso aguarda convite.


Sobre o artista

Sven-Erik Bergendahl Svempa começou no universo dos pesados em 1969, mas muito antes já tinha interesse em tudo o que era automotor. Comprou então, nesse ano, o seu primeiro caminhão, um LS 1965, onde iniciou o serviço de guincho, um braço dos negócios. Ainda naquele ano, ele também comprou a primeira série do V8, o L140, equivalente ao LK no Brasil — no LK, o eixo dianteiro fi ca em torno de meio metro à frente, o que o diferencia do L140 europeu. No início dos anos 1980, então, Svempa começou a transformar caminhões como hobby. O primeiro modelo foi o R 142H 6x2 e, por ele, na Holanda, Svempa recebeu um prêmio por ter produzido o caminhão mais bonito da Europa. Ele é um pioneiro nessa personalização de veículos pesados o que o tornou respeitado.


Indagado sobre a razão de só reestilizar Scania, Svempa rebate se tratar da fabricante que produz um motor V8 e numa tentativa dele de mudar para outra marca, não foi feliz, “o motor não era V8 e não tinha o mesmo desempenho”, completa a razão da sua fidelidade a marca.


Conforme os anos foram se passando, Svempa foi se aprimorando e, cada vez mais, sendo notado pela mídia, recebendo prêmios, inclusive, em outros países da Europa. Contudo, acabou sendo notado pela Scania, inclusive a fabricante adotou o conceito dele e fornece para os mercados do mundo inteiro, especialmente o europeu, caminhões personalizados do artista. Vale dizer, eles chegam a valorizar em torno de 20% quando assinados por Svempa.


Caminhões de show ele produziu mais de 50 e hoje, tem 10 modelos em sua frota. E no negócio de guincho, ele possui dois veículos.





VW lança Amarok

Picape média da Volkswagen chega ao mercado brasileiro em abril

Carina Mazarotto, de Bariloche (Argentina)

VW Amarok

Cinco anos de desenvolvimento, algumas aparições públicas como protótipo (inclusive no Salão do Automóvel de São Paulo) e, muito suspense depois, a Volkswagen lança nesta semana, em San Carlos de Bariloche, na Argentina, a Amarok. A inédita picape média chega ao mercado brasileiro em abril desse ano, primeiramente na versão cabine dupla, com motor 2.0 TDI (diesel) biturbo, de 163 cavalos e 40,7 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de seis marchas. A tração é selecionável por botões ao lado da alavanca de câmbio, nas opções 4x2, 4x4 ou reduzida.

Quer saber o preço? Pois vai ter de esperar até março ou começo de abril, quando a picape chega às lojas. Mesmo no lançamento mundial realizado nas terras argentinas, a Volkswagen insiste em guardar o preço a sete chaves. Mas não é difícil prever: a Amarok seguirá a mesma faixa de preços da Hilux (de R$ 89.440 a R$ 119.630), sua principal concorrente

E ela vem com tudo para enfrentar a rival japonesa. Em breve chegam novas versões, como a com motor diesel 2.0 turbo, de 122 cv, ainda neste ano, e o motor flex, ainda sem data divulgada. A picape também terá cabine simples em 2011 e câmbio automático. Uma versão com tração integral permanente (4Motion) também é estudada para o mercado brasileiro.

Depois das primeiras voltas a bordo da Amarok, fica a dica: Hilux, se cuide! A picape da Volkswagen realmente está disfarçada de carro de passeio. Você verá a avaliação completa na edição de março da Autoesporte, mas aqui vai uma palhinha: volante de Passat CC, bancos confortáveis, bom isolamento acústico e uma alavanca de câmbio que (sim!) não passa a menor vibração para o motorista. Os engates são curtos e precisos – a não ser a marcha-ré, que teimou algumas vezes comigo durante o test-drive. O motor 2.0 é tão potente quanto o 3.0 da Hilux: gera 163 cavalos. E o torque máximo, superior ao da rival (35 kgfm), é disponível a partir dos 1.700 rpm.

Além disso, a Amarok virá recheada de tecnologias: controle de estabilidade (ESP), airbags, freios ABS, Hill Hold Assist, que aciona os freios automaticamente, entre outros. O sistema de áudio não será convencional como o dos carros de passeio da Volkswagen - terá tela touch screen, CD Player para seis discos e MP3, como na foto abaixo.

City despenca vendas do Civic

Com a chegada do irmão, Civic vende 30% menos


Fabio Aro
Honda City

Ford, Fiat, Renault, Peugeot, GM... Diversas fabricantes gastaram cartuchos para acertar o Civic. O objetivo? Criar o anti-Civic. Desde que a nova geração do sedã foi lançada por aqui, em 2006, o Honda virou referência e líder incontestável do segmento.

Bem, a história já não é mais assim. Em termos de refinamento mecânico e conforto interno, o Civic ainda é considerado referência de mercado. Mas a liderança do segmento ele deixou para trás nesta semana. O Corolla reassumiu a ponta da tabela de vendas. A liderança do Toyota, porém, só veio com a chegada do Honda City. Isso mesmo, de onde menos se esperava, surgiu o anti-Civic. Não, não estamos comparando os irmãos. Estamos retratando apenas o atual cenário de vendas. O City fez despencar as vendas do Civic.

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Detalhes do City

Até o começo do ano, o Civic vinha emplacando cerca de cinco mil unidades por mês. Hoje, a média caiu para menos de 3.500 unidades, mesmo volume do irmão menor, o City. “Sim, sentimos que alguns clientes ficam em dúvida entre qual carro comprar quando chegam na loja”, diz um vendedor de concessionária Honda da zona sul de São Paulo. O preço do City, com motor 1.5, parte de R$ 57.420. Já o Civic, que traz motor 1.8, custa R$ 65.745, mas é possível encontrar algumas unidades em promoção sendo vendidas por R$ 61 mil. O preço próximo contribui na indecisão do consumidor. "Se por um lado o City é mais fraco, por outro ele leva mais bagagem e é novidade", diz um gerente de vendas de uma revenda Honda do Rio de Janeiro. O fator novidade vem turbinando as vendas do City e derrubando as do Civic, admitem os lojistas.

Segundo dados da Fenabrave (associação que reúne as concessionárias), na primeira quinzena de novembro foram emplacadas 1.360 unidades do City e 1.218 de Civic. Para você ter uma idéia, no mesmo período a Toyota vendeu 2.305 Corollas. Com o objetivo de se diferenciar ainda mais do City, o Civic vai ganhar, no ano que vem, um motor 2.0 mais forte e potente, além de leves retoques de estilo. É a sua defesa para evitar o fogo amigo.

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Honda Civic 2009

Ferrari rara pode bater recorde


Uma das 36 unidades da 250 GTO será leiloada. Preço pode superar US$ 30 milhões


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A Ferrari GTO que será leiloada já participou de várias competições

Uma das 36 unidades da Ferrari 250 GTO, produzidas entre 1962 e 1963, vai a leilão. Esse evento será importante, porque além de se tratar de uma raridade, a negociação será pública. Normalmente, quando uma 250 GTO muda de dono, as transações são mantidas em segredo.

Por isso, não se sabe muito sobre valores, mas especula-se que, há alguns anos, uma unidade foi vendida por 30 milhões de dólares. O chassi do carro que será leiloado é o 4.675 GT e ele já participou de várias competições, incluindo subidas de montanha, prova de longa duração e ralis.

O atual dono dessa Ferrari é Yoshilo Matsuda. De acordo com a RM Auctions, organizadora do leilão, o colecionador japonês adquiriu o modelo em 1996 e participou de um evento exclusivo para proprietários do GTO.

VW Golf R Esse é Bravo!


Volkswagen
Golf R tem motor 2.0 TSI capaz de render 266 cavalos

A VW divulgou mais fotos e informações da versão mais potente do seu hatch médio, o Golf R. O modelo, que será vendido no mercado europeu em breve, vem com motor 2.0 TSI, que substitui o antigo 3.2 da versão R32, com uma diminuição de 35 kg de peso. No sistema de transmissão está incluída a tração integral.

Volkswagen
Visual esportivo e cor azul lembra o antecessor R32

Segundo a montadora alemã, o hatch tem 266 cavalos, potência que o leva aos 100 km/h em 5,7 segundos, na versão com transmissão manual. Já o modelo com caixa automatizada DSG (Direct Shift Gear Box), de dupla embreagem, esse tempo cai para 5,5 segundos. A velocidade máxima, porém, é limitada em 250 km/h.

Volkswagen
Bancos tem formato esportivo e trazem a inscrição R no encosto

Visualmente, o modelo lembra o antecessor R32, graças a cor azul da carroceria e que também aparece iluminação dos instrumentos. Apenas a versão de duas portas estará disponível para venda. Há kits aerodinâmicos e rodas de desenho especial com 19 polegadas. Os preços ainda não foram anunciados.

VW Scirocco Flagrado no Brasil


Murilo Azevedo
VW Scirocco flagrado por Murilo Azevedo em SP

As fotos do leitor Murilo Azevedo são as primeiras imagens do Volkswagen Scirocco no país. O carro, com placas de testes, foi flagrado no interior de São Paulo. Além da unidade flagrada havia outro Scirocco na cor branca. Segundo fontes ligadas à marca, a Volkswagen planeja vender por aqui o cupê produzido em Portugal ainda neste ano. A data é incerta, mas aposte em vê-lo no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

O Scirocco, lançado na Europa no ano passado, divide com o também português Eos (conversível), o motor e a transmissão. Trata-se do 2.0 turbo de 200 cavalos e 28,5 kgfm de torque. O câmbio é o refinadíssimo DSG (dupla embreagem) de seis marchas. O Scirocco tem 4,25 metros de comprimento (proporção próxima ao de um Golf) e apenas 1,40 metro de altura. O porta-malas tem capacidade de apenas 292 litros.

Touro Bravo



Sant’Agata Bolognese, Itália. Em uma quente manhã do verão europeu rumamos para uma região mágica para os apaixonados por carros e motocicletas: a Terra di Motori, local próximo de Bolonha que abriga as fábricas de Ferrari, Ducati e do nosso grande destino, a célebre Lamborghini. Por volta das 9h30, cruzamos os portões da empresa e observamos algo curioso: à direita é possível ver o prédio original (erguido na década de 50), que convive com o novo e moderno anexo, inaugurado em 2000 para abrigar o museu da fabricante. E é justamente abrigado em uma sombra entre essas duas construções que nossa macchina nos espera: um Murciélago LP 640 Coupé.
Quem olha a chave, em princípio, pode até estranhar. Ela é igual à do novo Volkswagen Gol, do tipo canivete, mas obviamente com o logotipo do touro estampado. Mas só de segurá-la na mão e pensar no que vem pela frente, um friozinho na barriga começa a nos fazer esquecer um pouco do calor. Por enquanto ainda não há nada de novo no corpo do Murciélago. Seu chassi tubular de aço com elementos de fibra de carbono continua embalado na mesma carroceria atualizada em 2006. Coube ao Murciélago a honrosa atribuição de substituir o Diablo, um dos automóveis que ajudou a consolidar a tradição da Lamborghini na criação de superesportivos.
Seu designer, Luc Donckerwolke, levou em conta, dentre outras influências, as formas do bombardeiro norte-americano B2 Stealth, invisível aos radares graças à sua superfície recortada, para criar o desenho do bólido. Por meio do capô transparente, peça vendida como opcional, observar o tamanho e o cuidado nos detalhes do bloco 6.5 V12 desencadeia um sentimento de admiração só superado pelo seu ronco. Com tudo pronto, vamos ao momento tão aguardado: uma volta por estradas vicinais ao redor das instalações da empresa, as quais, inclusive, servem para o teste de cada “novilho” recém-saído da linha de montagem, já que a Lamborghini não possui autódromo.
As portas “tesoura” são abertas suavemente ao toque da maçaneta, mas requerem certo cuidado na rua e ao entrar no habitáculo. No interior, um requintado sistema de entretenimento agrega, em uma tela de 6,5”, funções de MP3 player, rádio e navegação. Além de rodar DVD, ele exibe as imagens da câmera para manobras em marcha a ré. Mas, acredite, você não vai nem querer tocar nele quando a ignição for acionada. O interior da unidade avaliada possuía revestimento em Alcantara, mas o modelo pode ser até 80% personalizado ao gosto do freguês, incluindo a tonalidade do couro e o revestimento de portas e painéis.
Tourada no asfalto
Segundo a história, Murciélago é o nome de um touro que foi poupado da morte em 5 de outubro de 1879 pelo toureiro Rafael Molina. Um fato raro em eventos desse tipo, os historiadores contam que Molina notou traços de nobreza e coragem no animal que o fizeram evitar o golpe de misericórdia. Logo após, Murciélago foi entregue à família Miura (lembra daquele modelo da Lamborghini que chegou a ganhar uma réplica no Brasil? Então...), a qual ficou responsável por criar uma nova raça utilizando-o como matriz. E, assim como deve ter pensado Molina, é preciso certa dose de coragem para quem quiser andar forte com o Murciélago de metal.
Uma pisada com vontade no acelerador e o motor desperta como um aglomerado de bumbos de uma orquestra tocando simultaneamente com um ruído estridente no final. É algo cativante. Para lidar com os 640 cv de potência a 8 000 rpm e 67,3 kgfm de torque a 6 000 rpm, a transmissão manual automatizada sequencial de 6 velocidades E-gear produz alguns trancos tão intensos a cada passagem de marcha que fará você se sentir no melhor dos mundos a bordo de um carro com câmbio Dualogic ou I-Motion.
Os assentos lembram os do Honda Civic Si ou os de um Mercedes-Benz preparado pela AMG, porém você fica literalmente preso no banco devido às abas laterais. Uma característica brilhante no tipo de construção da Lamborghini é que seus modelos são curtos (4,61 m no caso do Murciélago) e o propulsor fica instalado bem próximo da cabine. Em rotações mais altas, a medida que a agressividade nas respostas do Murciélago aumenta, o V12 transmite um pouco de vibração para o habitáculo, instigando o motorista a acelerar ainda mais. Aliás, a sigla LP de seu sobrenome significa Longitudinale Posteriore (longitudinal traseiro), uma referência à posição em que o motor vai instalado.
Mas é claro que, assim como seu antecessor cuja vida foi poupada, o Murciélago automotivo mostra seu traço de nobreza com uma sensação plena de segurança. A tração integral permanente e o conjunto com suspensão independente double wishbone nos dois eixos seguram o cupê com afinco no asfalto. De acordo com a Lamborghini, esse pacote permite ao Murciélago LP 640 alcançar os 100 km/h em apenas 3s4 e fazer o velocímetro seguir até os 340 km/h de velocidade máxima. Para controlar todo esse ímpeto, os freios tem pinças de alumínio com 8 pistões nas rodas dianteiras e 4 nas traseiras.
Gostou do brinquedo apresentado acima? Então basta possuir ter entre R$ 2,2 e R$ 2,5 milhões dando sopa no banco que você estaciona um na garagem. Desde outubro, a marca conta com representação oficial no país, primeiramente com apenas uma loja em São Paulo.
Por enquanto, o Gallardo será o responsável por abrir as portas da Lamborghini no país, mas o Murciélago chegará em seguida. A expectativa dos empresários é audaciosa e eles esperam comercializar 12 unidades ainda neste ano, 20 em 2010 e mais 25 em 2011. Dependendo dos itens de personalização escolhidos, a unidade poderá levar de três a quatro meses para ser entregue ao mais do que feliz futuro proprietário.

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