Hora de consertar o carro: o que fazer para não ser enganado?




Quando o carro começa a fazer ruídos estranhos, a lataria mostra riscos e amassados ou sinais de ferrugem, tudo o que consumidor deseja é achar uma oficina competente e honesta. Mas como encontrar profissionais que não desconsertem seu bolso e sua paciência?

O Procon tem dicas para que o consumidor contratar estes serviços:

1 - Use o bom-senso
informe-se sobre oficinas com conhecidos que já tenham utilizado esses serviços. Importante: informe-se nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, se a empresa possui registro de reclamação.

2 - Pesquise preços e qualidade
Observe se o local é organizado, possui ferramentas e equipamentos básicos. Fique atento quanto a serviços que só podem ser executados por oficinas especializadas. Verifique com antecedência, se for o caso, se o estabelecimento possui funcionários treinados no conserto de carros importados.

3 - Exija orçamento prévio
Devem estar discriminados em detalhe o material a ser usado, a mão-de-obra e os respectivos valores, bem como condições de pagamento e datas de início e término dos serviços. Os orçamentos têm prazo de validade mínimo de dez dias e costumam ser cobrados, de modo que, antes de pedir um, pergunte o preço.

4 - Evite que as peças novas sejam compradas pela própria oficina
Em geral, saem mais caro. Pegue a lista do material necessário e compre você mesmo, após pesquisa em lojas especializadas ou revendas. Se não puder fazer isso, olho vivo: de acordo com o artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor, as peças antigas só poderão ser recondicionadas mediante autorização do consumidor. Para ficar seguro, solicite a devolução das peças que forem substituídas.

5 - Antes de mandar consertar
Peça um documento que relate as condições gerais do carro, fazendo constar também a quilometragem e o nível de combustível.

6 - Ao retirar o veículo
Faça uma vistoria, comparando as condições em que ele se encontrava ao entrar na oficina. Certifique-se de que não há danos, como amassados, riscos na pintura ou equipamentos quebrados. Se o problema for de funilaria, observe o reparo à luz do dia; se mecânico, dê umas voltas pela redondeza. Verifique também se o serviço foi executado de acordo com o combinado. Só leve o automóvel se estiver plenamente de acordo com tudo. Caso contrário, formalize o motivo pelo qual não retirou o veículo, em documento protolocado junto à empresa. Se não houver entendimento entre as partes, registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

7 - Exija a garantia
O consumidor tem direito a uma garantia legal de, no mínimo, 90 dias para qualquer serviço executado, mesmo que a oficina estabeleça um período menor. Sendo assim, se o serviço não estiver a contento, você poderá exigir - com base no Código de Defesa do Consumidor - a reexecução do mesmo, a restituição da quantia paga com correção monetária ou o abatimento proporcional no preço.

8 - Exija a nota fiscal
Exija sempre que a nota fiscal contenha tudo o que foi disposto no orçamento, assim como os dados do veículo e das peças envolvidas.

Em caso de dúvida, procure os órgãos de defesa do consumidor.

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