Mulher, carro e volante: perigo constante?

Neste mês de março o Denatran divulgou uma pesquisa a qual conclui que de todos os motoristas envolvidos em acidentes de trânsito entre 2004 a 2007 com vítimas fatais ou feridas, a minoria, 11% são mulheres.

Homens são recordistas em acidentes
Foram 1.702.738 em número de condutores de envolvidos em 1.574.829 acidentes de trânsito registrados nesse período. Verificou-se que dos envolvidos 71% eram homens, 11% mulheres e 18% não informados. Atualmente existem no Brasil 45.137.916 motoristas e 33% desse número são mulheres.

Acidentes de trânsito com vítimas

2004

348.583

2005

383.371

2006

320.333

2007

522.542

Mais mulheres no volante
O número de mulheres com carteira de motorista, segundo a pesquisa, cresceu 44% nos últimos quatro anos. E o número de habilitação feminina para condução de motocicletas cresceu ainda mais, 50%.

Taxa de Envolvimento %

(acidentes de trânsito com vítimas)

Ano

Masc.

Fem.

Não Informado

2004

59,86

9,44

30,69

2005

77,23

12,23

10,53

2006

69,49

11,51

19,00

2007

74,70

12,31

12,99

Muitos podem dizer que estes dados são conseqüência do menor número de mulheres motorizadas. Mas analisando cada segmento individualmente quanto ao sexo, podemos verificar que o número de acidentes envolvendo motoristas homens foi o que mais variou e cresceu. A linha do gráfico que mostra os acidentes de trânsito envolvendo mulheres foi a que mais se manteve constante.

Existe uma idéia do senso comum que os homens dirigem melhor, e pode até ser verdade... Mas as mulheres são mais cuidadosas no trânsito, e isso não é senso comum, é conclusão de pesquisa...

Volkswagen Eos, um conversível de primeiro mundo!

O cupê conversível Eos da Volkswagen já chegou às concessionárias Premium da marca no Brasil. É importado de Portugal e será comercializado em versão única e três opções de acabamento interno com preço a partir de R$ 159.900,00.

Frente do Volkswagen Eos
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Traseira do Volkswagen Eos
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Visão do painel
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Sistema inédito de capota
Eos é o primeiro conversível do mundo a oferecer o sistema de capota CSC (Coupé Sun roof Convertible) de 5 partes, que possui acionamento elétrico e teto solar de vidro escurecido, com 1.125 milímetros por 605 mm, inédito no segmento. Passa de coupé a conversível em 25 segundos, só é necessário pressionar uma tecla no console central.

Prevenção de danos ao veículo
O Eos traz um sistema que detecta obstáculos na traseira. A abertura da capota pode ser interrompida para evitar danos em sua estrutura ou até mesmo na tampa traseira. O painel também traz um indicador do status da capota, que indica se ela já está totalmente aberta ou fechada, e se o seu mecanismo ainda está em movimento.

Sistema anti-capotamento
O modelo está equipado com um sistema ativo de proteção contra capotamento (ARP – Active Rollover Protection). Possui detalhes externos como o acabamento cromado que contorna a grade frontal e o jogo de rodas esportivas Le Mans, de liga leve de aro 17”, com pneus 235/45 R17 e dupla saída de escape em aço inox.

Propulsor
Oferece excelente desempenho com o motor 2.0 TSI turbo de 200 cavalos de potência a 5.100 rpm e torque máximo de 28,5 mkgf entre 1.700 e 5.000 rpm. Leva 7,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 229 km/h de velocidade máxima. Seu câmbio Tiptronic de seis marchas e tecnologia DSG de dupla embreagem é acionado por teclas no volante.

Equipamentos de segurança
Entre os principais itens de segurança do Eos, estão os airbags frontais e laterais, o sistema de freios ABS, o controle de tração (ASR) e o controle de estabilidade (ESP). O conversível vem com faróis bi-xenon com facho de luzes direcionais e a traseira com lanternas tipo LEDs

Fiat Siena ganha nova versão 1.0!

O Fiat Siena chega com mais uma versão, a EL 1.0 Flex (modelo 2010). Custa R$ 28.900,00, é agora a versão mais barata que vem logo depois do Siena Fire.
Frente do Novo Siena 1.0
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Traseira do Novo Siena 1.0
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Visão do painel
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Antes este posto era do Novo Siena ELX 1.0 Flex , que agora como modelo 2010 é seu por R$ 32.600,00.

Design frontal igual a do Palio 2008
O design frontal do Novo Siena EL 1.0 Flex 2010 é o mesmo do Palio 2008, com faróis mono parábolas e somente a grade frontal superior com acabamento cromado de série. É o único da linha 2010 com essa frente. A parte traseira e lateral é a mesma do Novo Siena.

Motor
O Novo Siena EL 1.0 2010 tem o já conhecido motor 1.0 Fire Flex, de 73 cavalos (gasolina) e 75 cv (álcool), o mesmo das versões Fire e ELX do Siena e de outros modelos da Fiat.

Equipamentos de série
Vem de série com direção hidráulica, My Car Fiat, Follow Me Home, computador de bordo, conta-giros, indicador da próxima revisão e alerta de velocidade, três apoios de cabeça no banco traseiro, brake light, espelho de cortesia para-sol lado motorista e passageiro, vidro traseiro térmico temporizado, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, entre outros itens.

Equipamentos opcionais
Como opcionais o Novo Siena EL dispõe de: HSD – High Safety Drive (air bag duplo + sistema de freios ABS); vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas nas portas, retrovisores externos com regulagem elétrica, sensor de estacionamento, rádio CD player MP3/WMA e rádio Connect CD player MP3 / WMA com viva voz Bluetooth integrado + entrada USB e conexão para iPod.

A Fiat disponibiliza três kits para a nova versão
O Kit Celebration 4 que custa R$ 930,00 oferece 24% de economia em relação à compra dos seus itens separados. O Kit Celebration 3 de R$ 3.340,00, oferece todos os itens do Celebration 4 mais ar condicionado e pára-brisa degradê, e ainda oferece uma economia de 33%. O Kit Stile vem com rodas em liga leve 14” e faróis de neblina, sai por R$ 940,00.

Redução de preço
A Fiat anunciou agora em março redução de preço para os modelos 2010 do Fiat Siena e Fiat Idea, redução que varia entre R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. O Siena Fire 1.0 Flex, baixou R$ 2.627,00 e está saindo por R$ 26.290,00.

Hora de consertar o carro: o que fazer para não ser enganado?




Quando o carro começa a fazer ruídos estranhos, a lataria mostra riscos e amassados ou sinais de ferrugem, tudo o que consumidor deseja é achar uma oficina competente e honesta. Mas como encontrar profissionais que não desconsertem seu bolso e sua paciência?

O Procon tem dicas para que o consumidor contratar estes serviços:

1 - Use o bom-senso
informe-se sobre oficinas com conhecidos que já tenham utilizado esses serviços. Importante: informe-se nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, se a empresa possui registro de reclamação.

2 - Pesquise preços e qualidade
Observe se o local é organizado, possui ferramentas e equipamentos básicos. Fique atento quanto a serviços que só podem ser executados por oficinas especializadas. Verifique com antecedência, se for o caso, se o estabelecimento possui funcionários treinados no conserto de carros importados.

3 - Exija orçamento prévio
Devem estar discriminados em detalhe o material a ser usado, a mão-de-obra e os respectivos valores, bem como condições de pagamento e datas de início e término dos serviços. Os orçamentos têm prazo de validade mínimo de dez dias e costumam ser cobrados, de modo que, antes de pedir um, pergunte o preço.

4 - Evite que as peças novas sejam compradas pela própria oficina
Em geral, saem mais caro. Pegue a lista do material necessário e compre você mesmo, após pesquisa em lojas especializadas ou revendas. Se não puder fazer isso, olho vivo: de acordo com o artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor, as peças antigas só poderão ser recondicionadas mediante autorização do consumidor. Para ficar seguro, solicite a devolução das peças que forem substituídas.

5 - Antes de mandar consertar
Peça um documento que relate as condições gerais do carro, fazendo constar também a quilometragem e o nível de combustível.

6 - Ao retirar o veículo
Faça uma vistoria, comparando as condições em que ele se encontrava ao entrar na oficina. Certifique-se de que não há danos, como amassados, riscos na pintura ou equipamentos quebrados. Se o problema for de funilaria, observe o reparo à luz do dia; se mecânico, dê umas voltas pela redondeza. Verifique também se o serviço foi executado de acordo com o combinado. Só leve o automóvel se estiver plenamente de acordo com tudo. Caso contrário, formalize o motivo pelo qual não retirou o veículo, em documento protolocado junto à empresa. Se não houver entendimento entre as partes, registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

7 - Exija a garantia
O consumidor tem direito a uma garantia legal de, no mínimo, 90 dias para qualquer serviço executado, mesmo que a oficina estabeleça um período menor. Sendo assim, se o serviço não estiver a contento, você poderá exigir - com base no Código de Defesa do Consumidor - a reexecução do mesmo, a restituição da quantia paga com correção monetária ou o abatimento proporcional no preço.

8 - Exija a nota fiscal
Exija sempre que a nota fiscal contenha tudo o que foi disposto no orçamento, assim como os dados do veículo e das peças envolvidas.

Em caso de dúvida, procure os órgãos de defesa do consumidor.

Carros mais recomendados por mecanicos!


A pesquisa da CINAU (Central de Inteligência Automotiva) “Melhor Carro/Imagem das Montadoras” realizada há oito anos revela quais os carros mais e menos recomendados por 1200 mecânicos independentes de todo o país.
Volkswagen Gol G5
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Fiat Palio 2010
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Chevrolet Corsa
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A pesquisa mais recente foi realizada no mês de janeiro e está dividida em sete categorias classificadas por tipo de veículo e motorização.

O mais recomendados
Entre os mais recomendados por causa do custo-benefício, seguido da qualidade e durabilidade, estão o Volkswagen Gol com 18,6% da preferência, depois o Fiat Palio, com 11%, e em terceiro lugar o Chevrolet Corsa, com 8,4% das recomendações. O VW Gol ganhou nesta categoria pelo terceiro ano seguido.

Categoria 1.0 litro
Na categoria de carros 1.0 litro, ganhou o Fiat Mille, que conseguiu 21,7% das preferências. A pesquisa também aponta para os modelos menos recomendados pelos reparadores: Ford Fiesta (12,2%), VW Gol 16V (7%) e Fiat Marea (6,1%). Esta categoria leva em consideração a durabilidade insuficiente (11,4%), a falta de qualidade (11,2%) e a disponibilidade de peças insatisfatória (11,2%).

O carro dos sonhos
O "carro dos sonhos" para a reparação automotiva é o Chevrolet Vectra, depois vem o Honda Civic e Volkswagen Golf. Esse critério de carro dos sonhos considera a durabilidade e facilidade de se encontrar peças de reposição.

Aceitação de outras montadoras
Houve um crescimento da presença de veículos das montadoras francesas e japonesas nas oficinas independentes, como Honda, Toyota, Citroën, Peugeot e Hyundai. Nos veículos com motorização acima de 2,5 litros se destacaram o Chevrolet Omega e Blazer (primeira e segunda colocações), e o Volkswagen Jetta (terceiro lugar).

As melhores picapes
Entre as picapes pequenas a Strada fica em primeiro lugar, seguida da Saveiro e Chevrolet Montana. No segmento de picapes pesadas a S10 lidera, seguida pela Ford F250 Ranger, Toyota Hilux e Dodge Dakota. O critério para escolher a melhor picape, segundo os entrevistados, é a robustez do seu conjunto mecânico.

Prisma VHCE

A partir deste mês de março o sedã Prisma passa a contar com mais um tipo de motor, o VHCE 1.0 litro que há pouco tempo recebeu algumas alterações. Esta nova versão 1.0 VHCE pretende ampliar ainda mais essa liderança da GM no segmento.
Frente do Prisma 1.0 VHCE
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Traseira do Prisma 1.0 VHCE
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Visão do painel
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Mais potência
O motor 1.0 VHCE Flexpower que já equipa o Classic e o Celta recebeu alterações que o fez mais potente e com mais torque. A alteração também o enquadrou à nova resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama 315/02), que trata da nova legislação de emissão de poluentes.

O carro
O Prisma possui amplo porta-malas de 439 litros, que agora vem com iluminação interna de série. A capacidade do veículo pode chegar a 829 litros com o banco traseiro rebatido. Este novo motor desenvolve 78 cavalos a 6.400 rpm (com álcool) e 77 cavalos a 6.400 rpm (com gasolina). Seu novo torque chega a 9,7 kgfm a 5.200 rpm (com álcool), e 9,5 kgfm a 5.200 rpm (com gasolina).

Alcança a velocidade máxima de 164 km/h (álcool) e 162 km/h (gasolina). Segundo dados da montadora, quando abastecido com gasolina, o Prisma 1.0 VHCE faz 17,5 km/litro na estrada e 13,7 km/litro na cidade. E quando abastecido com álcool, o modelo faz 12,2 km/litro na estrada e 9,2 km/litro na cidade.

O veículo possui acelerador eletrônico e luz auxiliar de freio (brake-light), que agora vem de série nas versões Joy e Maxx. Ainda na versão Maxx, o Chevrolet Prisma vem com sistema de travamento automático das portas quando atinge a velocidade de 15 km/h.

Versões Joy e Maxx
As versões Joy e Maxx continuam com a barra cromada na grade frontal e as rodas de aço de 14 polegadas de série. Outra novidade para o modelo será o espelho integrado à sombreira do passageiro e o console central traseiro com porta-copo.

Toyota Lança HiLux a Gasolina.

Chega em abril na lojas distribuidoras da Toyota as duas versões do Novo SW4 a gasolina. O utilitário esportivo médio além de oferecer o motor a diesel, vem com mais duas opções a gasolina: a versão SRV 4.0 V6 VVT-i e a versão SR 2.7 VVT-i.
Frente da Toyota Hilux SW4
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Traseira da Toyota Hilux SW4
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Visão do painel
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Líder em 2008 no segmento de picapes médias a diesel, o SW4 quer manter sua posição e ainda ganhar uma boa fatia do mercado de picapes a gasolina. A Toyota quer alcançar a meta de 6.700 unidades vendidas, 25% desse número para o novo SW4 a gasolina. As duas versões a gasolina terão preço entre R$ 119.700 e R$ 156.800.

Novos motores
As duas versões a gasolina do SW4 ganharam os motores V6 4.0 24 válvulas VVT-i, de 238 cavalos, e 2.7 VVT-i 16 válvulas, de quatro cilindros, com 158 cavalos de potência (utilizado na picape Hilux). Na versão V6 4.0, o SW4 virá com a nova transmissão automática de cinco velocidades. No modelo SR 2.7 a transmissão pode ser a manual de cinco velocidades ou a automática de quatro velocidades com gerenciamento eletrônico.

Design
As duas versões a gasolina têm o mesmo desenho apresentado no lançamento do SW4 2009 que ocorreu em outubro de 2008. A parte frontal traz faróis com refletores do tipo Projetor e grade frontal com elementos trapezoidais.

A principal diferença de design entre os modelos do SW4 a diesel e a gasolina está na dianteira por causa da ausência da entrada de ar no capô, visto que os motores a gasolina não possuem intercooler. A roda de liga leve é a mesma da versão diesel da Hilux, com 17 polegadas de diâmetro e pneus 265/65.

A versão SR de quatro cilindros não possui de série os estribos laterais e rodas em liga leve, presentes nas versões V6 e diesel, mas podem ser adquiridos como opcionais. O modelo de entrada traz de série rodas de aço de 16 polegadas e pneus 265/70.

Suspensão e Tração
O SW4 a gasolina possui suspensão independente nas quatro rodas em todas as versões. Em relação à tração, a versão V6 possui tração 4x4 permanente com reduzida, a mesma da versão diesel, que garante mais aderência ao solo. As versões equipadas com o motor 2.7 VVT-i de quatro cilindros são de tração 4x2, com força motriz no eixo traseiro com dispositivo LSD, que distribui o torque entre as rodas.

Interior , conforto e equipamentos
O padrão de acabamento da versão SR 2.7 é semelhante ao da picape Hilux a gasolina. O interior é em tecido bege e com painel em dois tons. Possui coluna de direção e assento do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos com acionamento por um toque, travamento central das portas na chave, retrovisor com ajuste elétrico, airbag duplo, ar-condicionado e CD Player integrado com MP3.

A versão SRV V6 do SW4 oferece o mesmo conforto da versão SRV a diesel. É uma das picapes mais completas do mercado, observe:
- Revestimento dos bancos e das laterais das portas em couro;
- Apliques no padrão madeira nos painéis das portas e do console central;
- Painel de instrumentos, com iluminação Optitron, de sua leitura fácil e clara;
- Ajuste elétrico para o banco do motorista;
-Bolsas nas costas dos assentos dianteiros;
- Vidros elétricos com acionamento por um toque;
- Travamento central das portas na chave;
-Retrovisor com ajuste e rebatimento elétrico;
- CD Player (MP3) com CD Changer (capacidade para seis discos);
-Sistema de freios ABS, airbag duplo frontal, direção hidráulica progressiva;
-Computador de bordo com sete funções (temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média, tempo de viagem, autonomia e bússola);
- Ar-condicionado digital com foto sensores;
-Ajuste elétrico do banco do motorista;
-Comandos do rádio e do computador de bordo no volante, retrovisor interno eletrocrômico e controle de velocidade de cruzeiro.

Veja também o que as novas versões a gasolina do SW4 têm em comum:
- Uma nova e terceira fileira de bancos;
- A nova terceira fileira de bancos, que aumenta a capacidade para sete passageiros. Os dois novos assentos ficam posicionados no espaço do porta-malas e podem ser dobrados, voltando a configuração de cinco lugares;
- Novo sistema de ar-condicionado para a segunda e terceira fileiras de banco introduzido na versão diesel;
- Múltiplos porta-objetos e porta-copos;
- Console central entre os assentos que, além de sua função original, é um descansa-braços;
- O teto com um conjunto de luzes de leitura dianteiras e porta-óculos;
- Porta-mapa nas quatro portas.

Tata Nano Carro Mais barato do Mundo

O Nano começou a ser vendido nesta segunda-feira, dia 23 de março pela montadora indiana Tata Motors por 100 mil rupias (equivale a R$ 4.500), na Índia. Em 2011 promete-se uma versão a diesel para o carro.
Tata Nano 2009
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Nenhum opcional popular
O carrinho indiano está sendo fabricado para a classe mais pobre da Índia, declara a montadora. O veículo mais barato do mundo não tem rádio, ar-condicionado, direção hidráulica, air-bag e outros itens comuns oferecidos em carros populares.

De acordo com analistas, se o Tata Nano for muito vendido, em vez de melhorar aparentemente a qualidade de vida dos mais pobres, vai piorar a vida de todos, por causa de mais congestionamentos e poluição. O mais importante para a saúde do planeta seria investir na qualidade e inteligência do transporte público e assim as pessoas precisariam menos de carro.

Mesmo que o Nano venda muito este ano, a Tata Motors não vai sair do prejuízo tão cedo. As dificuldades na produção do veículo e a crise financeira mundial adiaram o lançamento do carro e contribuiu para fazer e agravar o rombo no cofre da fabricante. Não é conhecido se o carro virá para o Brasil.

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