Consumo de combustível: mitos e verdades






1.- Um carro pequeno não necessariamente é mais econômico que um modelo de maior porte.

Com novas tecnologias como motores híbridos, injeção direta, turbo, caixa de marchas de até oito velocidades, pneus com baixa resistência à rolagem e melhoramentos aerodinâmicos, é possível que carros médios e até sedãs grandes consigam bons números no consumo.

2.- Trocar o filtro de ar não ajuda a reduzir o consumo de combustível

Nos carro que utilizam carburador esta afirmativa pode até ser verdadeira, porém os novos modelos equipados com sistemas de injeção mudam automaticamente a mistura ao receber menos ar do que deveriam. Nesta caso, a troca do filtro de ar não irá melhorar o consumo do modelo, e sim aumentar sua potência.

3.- Transmissão automática pode, em alguns casos, proporcionar um consumo melhor do que um automóvel manual

Graças aos avanços tecnológicos em relação às transmissões automáticas, estas muitas vezes se equivalem e até superam seus equivalentes com câmbio manual. As novas transmissões de oito marchas mantém as rotações do motor baixas mesmo em altas velocidades, o que melhora significativamente a eficiência do modelo.

4.- Não é necessário "esquentar" o carro

A melhor maneira de que um motor alcance sua temperatuda ideal é com ele em movimento. Os automóveis modernos podem rodar imediatamente depois de serem ligados, ainda que nos primeiros minutos antes do motor chegar a sua temperatura ideal seja necessário "maneirar" nas grandes acelerações.

5.- A idade do automóvel não aumenta seu consumo

Quando um carro faz a manutenção corretamente durante sua vida, útil o motor segue oferecendo praticamente o mesmo consumo de combustível. Não é possível, no entando, melhorar os números de consumo. Ou o carro mantém seu consumo de fábrica ou este é ligeiramente aumentado.


6.- Em muitos casos é melhor desligar o motor

É um mito que o motor consuma mais gasolina ao ser ligado que deixando-o alguns instantes desligado. Os novos propulsores com injeção são capazes de serem ligados utilizando pouquíssimo combustível, principalmente se o motor já está quente. Vale a pena desligar o motor durante, por exemplo, o trânsito dos grandes centros urbanos. O motor de arranque o único que sofrerá algum desgaste.

7.- Aditivos "milagrosos" não diminuem o consumo

Algumas investigações demonstraram que os aditivos vendidos em alguns casos até nos supermercados, não reduzem em absoluto o consumo de combustível nos automóveis e, em alguns casos, prejudicam o funcionamento do motor. Nesta caso eles podem provocar até mesmo maiores emissões de gases poluentes na atmosfera.

8.- Utilizar gasolina Premium não melhora o consumo

A menos que o motor do automóvel tenha sido desenvolvido especialmente para este tipo de gasolina, não há grandes benefícios ao utilizá-la em veículos "normais", além de ter um custo geralmente elevado. O melhor neste caso é revisar no manual do carro que tipo de combustível e qual a octanagem são pedidas.

9.- Nem todos os veículos são testados quanto ao consumo

A organização do governo americano EPA - Environmental Protection Agency -, realiza provas de consumo de combustível em quase todos os modelos vendidos por lá que pesem até 3,8 toneladas. No entanto, não são testados motocicletas nem veículos impossibilitados de rodar em estradas. Em 2011, o limite de peso passará a ser de 4 toneladas.

10.- Os números fornecidos por instituições nem sempre correspondem ao que o veículo irá consumir realmente

Apesar de os estudos realizados pelas instituições serem controlados e buscarem resultados precisos, são apenas aproximações e médias que nem sempre representam os valores reais. O modo de condução varia de pessoa para pessoa e, assim como a mistura de combustíveis, também influenciam no desempenho do carro.

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