O motor de 4 cilindros do Opala permite muitas soluções em termos de preparação. É possível tanto uma preparação aspirada, pois existe torque suficiente em baixas rotações, como a instalação de turbo. Há grande folga para desenvolvimento; os regimes de rotação e potência específica, bastante baixos, podem ser facilmente elevados. Entretanto, o comando de válvulas no bloco e o acionamento de válvulas por varetas, utilizados neste motor, trazem riscos em rotações elevadas, como flutuação de válvulas e até empenamento das varetas. Para um maior desenvolvimento aspirado será necessário, portanto, um redimensionamento desta parte do motor, mas como ele nunca foi alvo de interesse mais dedicado dos preparadores, é difícil encontrar peças apropriadas.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Opala original (em azul), com preparação aspirada leve (em marrom), aspirada média (em rosa), turbo média (em verde) e turbo pesada (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
A opção é não recorrer a comandos muito bravos ou carburadores muito grandes, que alteram a curva de potência e a levam para rotações mais elevadas, ou a válvulas maiores, pois são mais propensas a flutuação por causa do maior peso. Venenos como ampliação da cilindrada, aumento da taxa de compressão e sobrealimentação constituem ótimas opções.
Na preparação feita pelo Alex, o aumento da giclagem é boa alternativa para adaptar o carburador original à maior vazão de ar permitida pelo comando 286. Mas seria benéfica a troca deste carburador por um de maior capacidade, como o 446, Holley 380 ou o Weber duplo 40, que permitiriam ao motor "respirar" melhor com o comando de que agora dispõe. Todos estes carburadores produzem resultados semelhantes em termos de potência e torque, mas o Weber 40 é o que melhor se adapta ao comando 286. Cabe ressaltar que os resultados obtidos dependem da regulagem do carburador e da curva de avanço do ponto de ignição, além de detalhes como a abertura dos eletrodos das velas.
O cálculo da taxa de compressão é um procedimento complexo, que só atinge precisão com uma medição por líquido (clique aqui para saber mais). Contudo, um cálculo aproximado para as alterações citadas pelo Alex nos permite estimar a taxa atual em cerca de 1,5 ponto mais alta que a original, algo como 9:1, bom patamar para a gasolina atual. Com essa taxa e as demais alterações, seu Opala deve estar com 116 cv a 5.650 rpm de potência, 15,3 mkgf a 3.000 rpm de torque, 167 km/h de velocidade máxima e acelerando de 0 a 100 em 12,3 segundos (compare com os resultados da tabela).
Pistões com sobremedida, utilizados para preencher com a folga ideal os cilindros usinados no ato da retífica, só devem ser usados por desgaste do motor original. A substituição com fins de veneno não se justifica, pois só aumentam (no caso do Opala) em 3 cv a potência e em 0,3 mkgf o torque -- o que não compensa de forma alguma o custo da operação e a perda de uma sobremedida a ser usada em caso de retífica.
As seguintes preparações são simples de implementar e produzem resultados que vão da simples equiparação aos carros atuais até a transformação do Opala em um verdadeiro bólido:
- aspirada leve, com aumento da taxa de compressão em 1,5 ponto; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente; coletor de escapamento dimensionado;
- aspirada média, com elevação da cilindrada para 3 litros, por meio de virabrequim de maior curso encontrável em lojas de preparação; aumento da taxa de compressão em 1,5 ponto; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente; coletor de escapamento dimensionado;
- turbo média com pressão de 0,8 kg/cm2 e intercooler; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente;
Potencia 123cv a 5800Rpm
Velocidade Maxima (Real) 171Km/h
Torque 17,2 mKgf a 3150rpm
Aceleração 11,6s
Velocidade Maxima (Real) 181Km/h
Torque 20,6 mKgf
Aceleração 9,6s
Turbo Media
Velocidade Maxima (Real) 204Km/h
Torque 29,6 mKgf a 3000 Rmp
Aceleração 7,7s
Potencia 255cv a 5550Rpm
Velocidade Maxima (Real) 217Km/h
Torque 35,5 mKgf a 3000 Rmp
Aceleração 6,6s
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