dos representam um perigo potencial para as pessoas que transitam a bordo de carros comuns e colocaram a precisão germânica a serviço da segurança viária. O que eles fizeram foi simular um engavetamento causado por um caminhão desenfreado: sua perua Lancer vermelha com ABS freia com segurança. O Mégane 99, também com ABS, consegue evitar a pancada. Mas então o caminhão carregado a 70 km/h percebe tudo tarde demais. Veja o que acontece e comece a ficar preocupado.
Ok, o teste usa um caminhão, mas poderia ser um Vera Cruz acertando a traseira de um simples Gol, que recebeu uma estrela nos testes da LatinNCAP. É importante ressaltar que o Mégane usado no teste, recebeu quatro estrelas nos testes de impacto do EuroNCAP, enquanto a perua Lancer recebeu apenas uma e meia.
Onde quero chegar com isso? Bem, não adianta você ter um carro com um alfabeto inteiro de assistências eletrônicas, doze estrelas no crash-test se o ambiente viário não for seguro – e isso inclui principalmente estar repleto de veículos cada vez mais pesados – porque na hora da batida as leis da física podem não dar a mínima para os padrões estabelecidos de segurança e marketing.
1 comentários:
Caramba.. Relmende deu medo... eu mesmo viajo pakas... e odeio quando fico entre 2 caminhões... Mas é uma situação muito complicada...
Parabéns pelo post...
Postar um comentário