O utilitário-esportivo 4x4 Stark, da montadora catarinense TAC foi um projeto audacioso e bem planejado que se iniciou em 2006 e agora chega ao mercado nacional e quem sabe, no internacional. O carro já foi aprovado em testes de durabilidade e emissão de poluentes, além de ganhar muitos prêmios.
Papel de parede: |
Frente do TAC Stark 1024x768 1280x960 1600x1200 |
Traseira do TAC Stark 1024x768 1280x960 1600x1200 |
O motor do Stark
Seu motor definitivo será um S23 a diesel da FPT – Fiat Powertrain Technologies - maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina. Inicialmente planejava-se utilizar o 1,8 litro Total Flex de origem Volkswagen.
A TAC ( Tecnologia Automotiva Catarinense S.A.) firmou acordo no último dia 7 com a FPT (que vende à Fiat os motores Fire, o 1,4-litro T-JET e o 1,9-litro 16V do Linea) e seu objetivo é conquistar tanto os praticantes de off-road, quanto os que buscam um carro robusto para uso urbano.
Trata-se de um propulsor inédito no mercado, da mesma família do F1C, utilizado no Daily da Iveco. O S23 é um 2.3 a diesel com potência de 127 cv a 3.600 rpm e 30,6 kgfm de torque a 1.800 rpm. A taxa de compressão é de 19,0:1 e atende às normas de emissão de poluentes (Euro III). A transmissão é manual de cinco velocidades.
Possui 16 válvulas, cross flow e um sistema de injeção common rail 1.600 BAR de alta pressão. Tem vida útil superior a 250 mil quilômetros. Pesa 220 kg (full option dry) e possui o cabeçote de alumínio. Utiliza-se de biela fraturada, motor com sub-bloco e volante dupla massa resultando em menores índices de ruído e vibrações.
Carroceria
A carroceria é de fibra de vidro, tem 1,9 m de altura, 1,88 m de largura, 4,083 m de comprimento e pesa 1.600 kg - o mais leve da categoria a diesel. Conta com direção hidráulica, freios hidráulicos, suspensões independentes, chassis tubular de maior rigidez torcional e bancos forrados em couro.
Prêmios
O desenho do Stark foi idealizado pela Questto Design, estúdio responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos e gerenciamento de fornecedores e serviços. Foi consagrado com o troféu IDEA Brasil - edição brasileira do mais conceituado prêmio norte-americano de design - na categoria transporte-terrestre ouro neste ano, em São Paulo. Na etapa norte americana, o Stark foi finalista. Por isso está oficialmente entre os melhores do mundo em design automotivo.
Em 2007, também foi vencedor no 21º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, o Oscar do design brasileiro. Em 2006, o Stark ganhou o prêmio excelência em composites, categoria melhor desenvolvimento tecnológico organizado pela Feiplar - Feira Internacional do Plástico Reforçado.
Produção e vendas
O Stark que significa força em alemão – iniciará a linha de produção no começo de 2009 com 12 carros por mês e com perspectiva de atingir progressivamente 100 carros/mês até 2010.
A previsão é que o utilitário esteja disponível para compra no segundo semestre de 2009. Busca atingir principalmente o público que precisa de um 4x4, atendendo às exigências específicas deste mercado. Terá como principais concorrentes o Troller T4 e Marruá, e seu preço deve ficar em torno dos 80 mil reais.
O principal mercado é o brasileiro, mas devido aos prêmios e interesses recebidos no exterior é quase certo que o Stark seja vendido em outros países.
1 comentários:
Olá amigo
Sou administrador do blog carrosderua.wordpress,com..
estavamos parados a um ano, mas estamos voltando a ativa...
Você ainda tem interesse na parceria?
Abraço
Postar um comentário