Picape média da Volkswagen chega ao mercado brasileiro em abril
Carina Mazarotto, de Bariloche (Argentina)
Cinco anos de desenvolvimento, algumas aparições públicas como protótipo (inclusive no Salão do Automóvel de São Paulo) e, muito suspense depois, a Volkswagen lança nesta semana, em San Carlos de Bariloche, na Argentina, a Amarok. A inédita picape média chega ao mercado brasileiro em abril desse ano, primeiramente na versão cabine dupla, com motor 2.0 TDI (diesel) biturbo, de 163 cavalos e 40,7 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de seis marchas. A tração é selecionável por botões ao lado da alavanca de câmbio, nas opções 4x2, 4x4 ou reduzida.
Quer saber o preço? Pois vai ter de esperar até março ou começo de abril, quando a picape chega às lojas. Mesmo no lançamento mundial realizado nas terras argentinas, a Volkswagen insiste em guardar o preço a sete chaves. Mas não é difícil prever: a Amarok seguirá a mesma faixa de preços da Hilux (de R$ 89.440 a R$ 119.630), sua principal concorrente
E ela vem com tudo para enfrentar a rival japonesa. Em breve chegam novas versões, como a com motor diesel 2.0 turbo, de 122 cv, ainda neste ano, e o motor flex, ainda sem data divulgada. A picape também terá cabine simples em 2011 e câmbio automático. Uma versão com tração integral permanente (4Motion) também é estudada para o mercado brasileiro.
Depois das primeiras voltas a bordo da Amarok, fica a dica: Hilux, se cuide! A picape da Volkswagen realmente está disfarçada de carro de passeio. Você verá a avaliação completa na edição de março da Autoesporte, mas aqui vai uma palhinha: volante de Passat CC, bancos confortáveis, bom isolamento acústico e uma alavanca de câmbio que (sim!) não passa a menor vibração para o motorista. Os engates são curtos e precisos – a não ser a marcha-ré, que teimou algumas vezes comigo durante o test-drive. O motor 2.0 é tão potente quanto o 3.0 da Hilux: gera 163 cavalos. E o torque máximo, superior ao da rival (35 kgfm), é disponível a partir dos 1.700 rpm.
Além disso, a Amarok virá recheada de tecnologias: controle de estabilidade (ESP), airbags, freios ABS, Hill Hold Assist, que aciona os freios automaticamente, entre outros. O sistema de áudio não será convencional como o dos carros de passeio da Volkswagen - terá tela touch screen, CD Player para seis discos e MP3, como na foto abaixo.
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