Keiichi Tsuchiya começou a correr desde jovem como fazem a maioria dos grandes pilotos. Enquanto aprendia a dirigir, começou a experimentar o freio de mão, deslizando a traseira do carro e girando no sentido contrário. Era divertido e ele ia aprendendo os aspectos básicos do controle do carro. Diferente de muitos grandes pilotos de carros, ele não teve que ir a uma escola de pilotos, nem tinha uma família rica que estivesse no ramo das corridas e que pudesse nutrir seus talentos. Nesse caso, só tinha a paixão simples por dirigir. Indo pelas estradas de montanhas da região, começou a ter senso de onde um carro precisa estar em cada curva para alcançar a máxima velocidade quando a percorrese. Mesmo não sendo uma maneira segura e esperta de aprender a correr, ele aprendeu muito correndo nas estradas de montanhas (Touge). Algumas vezes ia direto para um desfiladeiro abaixo com seu KPGC10 Skyline ou contra algum muro. A neve que havia em épocas de inverno favorecia seus treinamentos em superfície soltas, colocando novamente suas habilidades no controle de carro. Quanto mais dirigia nessas estradas e condições de várias condições de pavimento, mais ele começava a sentir tranquilidade em derrapar o carro durante uma curva. Começou a fazer drift não porque era a maneira mais rápida de se fazer uma curva, mas porque era a mais excitante.
Conhecendo o Drift King (Rei do Drift) Qualquer piloto diria que: "Driftear um carro numa curva não é maneira mais rápida de fazer a maioria das curvas". Aí que é onde Keiichi Tsuchiya foi coroado o Dori Kin ou Drift King (Rei do Drift). Nas competições de drift da Option, estilo e técnica são avaliados como valores de exibição. Últimamente as competições têm sido julgadas, como numa corrida, e configurada para drifting em múltiplas e diversas curvas, isto é, com muito mais difículdade. De volta a 1977, Keiichi começou sua carreira automobilística em vários eventos amadores, como na "Fuji Freshman". Conduzindo carros fracos com pouca potência era um duro caminho, mas novamente foi um grande aprendizado. Depois de um tempo, Keiichi foi contratado para pilotar o Corolla GT-S AE86/1984 e foi patrocinado pela ADVAN. Durante várias corridas em curvas de downhill (descida de montanha), ele podia deslizar o carro e conseguir melhor velocidade nas curvas que seus oponentes. Esta técnica fez dele o Rei do Drift -- mas não o que muitos acreditam, que ele foi o primeiro no cenário do drift. Conforme ele ia provando o seu estilo de direção, sua reputação foi crescendo. Nesse momento, ele se torna um piloto de corridas e o fato de continuar a correr em corridas ilegais de montanha, também fizeram sua reputação crescer. Depois de flagras mostrando corridas de montanha/drifting, sua carteira de motorista foi suspensa! Para um piloto profissional isso foi embaraçoso. Sem saber que isso trabalhou a seu favor, porque seus fãs e fama começaram a se expandir. Você poderia dizer que ele é um tipo de pessoa rebelde ou porque ele foi somente uma pessoa que veio do nada e chegou direto ao sucesso com determinação, mesmo não tendo nenhum passado automobilístico. Tsuchiya ainda tem um vínculo por um velho carro que cresceu dirigindo, correndo, fazendo drift e ganhando, o Toyota AE86. Você pode ver pela sua série de vídeos dedicadas a esse carro, chamada de Clube AE86 Toyota, pode sentir que ele é a pessoa que mais representa o carro e, com isso, lhe presentiaram com um AE86 restaurado pela TRD.
Aos 47 anos, Tsuchiya anunciou sua aposentadoria de campeonatos profissionais. Sua última corrida foi na Japanese GT. Depois de se aposentar, ele retornou ao automobilismo e agora é um juiz oficial da D1 Grand Prix. Atualmente é diretor de um time da SuperGT (antiga JGTC), a ARTA Team.
Ele foi o supervisor editorial da série anime de televisão, Initial D, e apareceu no episódio 23 como um convidado especial. A série segue os passos do jovem Takumi Fujiwara, que se torna um astro da descida do Monte Akina, justamente com um Toyota Trueno AE86.
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