Sob chuva, Button é campeão na Malásia


Após paralisação, inglês é anunciado vencedor. Barrichello fica em 5º

Alberto Cataldi

AP
Forte chuva causou a interrupção da prova

Com muita água na pista, Jenson Button, da Brawn GP, garantiu sua segunda vitória consecutiva neste domingo, no Grande Prêmio da Malásia. O piloto inglês, que havia largado na pole position, foi anunciado vencedor após uma parada de mais de 30 minutos causada por uma forte chuva. Timo Glock, da Toyota, ficou com a 2ª posição, seguido de Nick Heidfeld, da BMW. Como a prova não foi completada de maneira regular, apenas metade dos pontos serão computados.

Jarno Trulli, da Toyota, mostrou domínio na corrida, e garantiu a 4ª colocação. Rubens Barrichelo, da Brawn GP, superou os problemas enfrentados durante os treinos do final de semana, mas acabou apenas em 5º.

O dia foi marcado pela chuva que atingiu o autódromo de Sepang. Os pilotos tiveram que estacionar seus carros no grid de largada, após 32 voltas, e aguardar pela melhoria do clima antes de voltarem à disputa, embora todos se mostrassem favoráveis a encerrar o GP ali mesmo. A indefinição da direção da prova durou mais de 30 minutos, até ser anunciado que a segunda largada não aconteceria.

Com constantes trocas de posições proporcionadas pela chuva irregular, teve mais vantagem quem soube unir destreza e estratégia, fazendo as substituições de pneus nos momentos certos e aguardando os espaços disponíveis na pista para avançar sobre os adversários. Além de Trulli e Glock, Nico Rosberg, da Williams, também teve destaque no cenário incomum da corrida, terminando em 7º.

Embora não tenha cometido erros, Felipe Massa, da Ferrari, foi prejudicado pela sua posição na largada, e conseguiu terminar a corrida apenas em 9º. Nelsinho Piquet, da Renault, teve dificuldades para manter-se veloz com a chuva, e encerrou em 11º.

A prova

Sob ameaça de chuva, a largada aconteceu sem acidentes e com acirrada briga por posições. Button perdeu rapidamente a primeira colocação para Nico Rosberg, caindo para quarto. Barrichello permaneceu firme e conseguiu subir para quinto. Todos seguiram muito próximos nos quilômetros seguintes, até que Heikki Kovalainen, da McLaren, rodou sozinho, indo parar na caixa de brita e abandonando a prova. A bandeira amarela foi acenada por alguns minutos.

Desde a primeira curva, Fernando Alonso, da Renault, deixou claro que estava brigando pelas primeiras colocações, travando duelos emocionantes com Barrichello e Kimi Raikkonen pela quarta e quinta posições, respectivamente.

AP
Largada teve pilotos firmes em suas posições

Felipe Massa, que largou mal (16º) por erro da Ferrari, teve de apostar em estratégia para conseguir uma pontuação favorável. Manteve-se equilibrado durante toda a prova, galgando posições sempre que surgia uma oportunidade.

A chuva começou a cair já na décima volta, porém em pouco volume, deixando a pista apenas parcialmente molhada. Os pilotos seguiram para sua parada nos boxes. Raikkonen se adiantou ao clima e colocou seus pneus slick antes da chuva, reduzindo o desempenho do carro. Quem demorou para atender ao chamado da equipe, teve dificuldades. Alonso perdeu o controle de seu Renault e foi parar nas britas, tardando a retornar à pista.

Já com o asfalto mais molhado, os jovens Sebastien Vettel, da RBR, e Lewis Hamilton, da McLaren, travaram uma acirrada disputa pela 11ª posição. O francês levou a melhor e ainda avançou sobre Timo Glock logo em seguida, escalando para a 10ª colocação.

Glock, que optou por pneus intermediários em sua parada, subiu rapidamente quatro colocações, colocando-se em disputa direta com Barrichello, já em sua segunda saída dos boxes. A escalada do piloto da Toyota chamou a atenção das demais equipes, e logo todos os seguiram para uma nova parada, trocando seus pneus para intermediários. A chuva, porém, apertou logo depois. Resultado: Vettel fora após rodar, Fisichella e Hamilton sem controle do carro. A direção da prova ordenou bandeira amarela com safety car na pista. Três voltas depois, com visibilidade zero e água alta, a bandeira vermelha foi acenada, paralisado a prova.

Veja a classificação dos pilotos no GP da Malásia:

  1. Jenson Button (ING); Brawn GP
  2. Nick Heidfeld (ALE); BMW
  3. Timo Glock (ALE); Toyota
  4. Jarno Trulli (ITA); Toyota
  5. Rubens Barrichello (BRA); Brawn GP
  6. Mark Webber (AUS); Red Bull
  7. Lewis Hamilton (ING); McLaren
  8. Nico Rosberg (ALE); Williams
  9. Felipe Massa (BRA); Ferrari
  10. Sébastien Bourdais (FRA); Toro Rosso
  11. Fernando Alonso (ESP); Renault
  12. Kazuki Nakajima (JAP); Williams
  13. Nelsinho Piquet (BRA); Renault
  14. Kimi Raikkonen (FIN); Ferrari
  15. Sebastian Vettel (ALE); Red Bull
  16. Sébastien Buemi (SUI); Toro Rosso
  17. Adrian Sutil (ALE); Force India
  18. Giancarlo Fisichella (ITA); Force India
  19. Robert Kubica (POL); BMW - abandonou
  20. Heikki Kovalainen (FIN); McLaren - abandonou

Confira como ficou a classificação do mundial de pilotos:

  1. Jenson Button (ING); Brawn - 15 pts pts
  2. Rubens Barrichello (BRA); Brawn - 10 pts
  3. Jarno Trulli (ITA); Toyota - 8,5 pts
  4. Timo Glock (ALE); Toyota - 8 pts
  5. Nick Heidfeld (ALE); BMW - 4 pts
  6. Fernando Alonso (ESP); Renault - 4 pts
  7. Nico Rosberg (ALE); Williams - 3,5 pts
  8. Sebastien Buemi (SUI); STR - 2 pts
  9. Mark Webber (AUS); RBR - 1,5 pt
  10. Lewis Hamilton (ING); McLaren - 1 pt
  11. Sebastien Bourdais (FRA); STR - 1 pt
  12. Adrian Sutil (ALE); Force India - 0
  13. Giancarlo Fisichella (ITA); Force India - 0
  14. Sebastian Vettel (ALE); RBR - 0
  15. Robert Kubica (POL); BMW - 0
  16. Kimi Raikkonen (FIN); Ferrari - 0
  17. Felipe Massa (BRA); Ferrari - 0
  18. Nelsinho Piquet (BRA); Renault - 0
  19. Kazuki Nakajima (JAP); Williams - 0
  20. Heikki Kovalainen (FIN); McLaren - 0

0 comentários:

Real Time Web Analytics BlogBlogs.Com.Br