Piloto espanhol acelera pela primeira vez modelo com motor elétrico
Fabrício Migues
A Citroën apresentou durante o Salão do Automóvel de Paris (França), em 2008, um protótipo do C4 híbrido feito para provas de rali. Na época, o veículo ainda estava em fase de testes, mas agora ficou pronto para ser usado. Então, o espanhol Dani Sordo, atual 3º colocado do Campeonato Mundial de Rally (WRC), testou o modelo pelas estradas portuguesas, logo após a 4ª etapa da competição.
“No modo elétrico, você pode dirigir por vilas sem fazer nenhum barulho, o que é muito incomum em um carro de competição. É melhor para o meio ambiente, e também para os espectadores, pois as especiais ficam mais agradáveis de se acompanhar”, contou Sordo.
Este carro conceito foi criado sob o C4 VTR WRC, que compete o mundial atualmente, com um motor elétrico adicional, que pesa 150 kg. O sistema híbrido tem quatro modos diferentes: na combustão interna, o carro se comporta exatamente como o de competição atual. Graças ao sistema de recuperação de energia, o freio é melhorado e uma bateria de lítio, montada acima do tanque de gasolina, é carregada.
Nas partes de asfalto e nos boxes, o modo elétrico pode ser ligado, o que faz um motor de 170 cavalos de potência ativar apenas as rodas traseiras. Finalmente, o modo “boost” - que faz o motor gasolina e elétrico funcionarem juntos - , gera um torque extra de 30,6 kgfm.
“Nas especiais, eu diria que o desempenho do carro é um pouco diferente do atual, com mais peso no eixo traseiro. A função boost, no entanto, causa um efeito impressionante quando estamos acelerando”, contou Sordo. Os testes ocorreram em dois ambientes distintos: primeiro, numa estrada que passa pela Vila de Barranco do Velho, que estava aberto ao tráfico normal. Depois, num trecho curto e cheios de curvas pelo asfalto, bastante similar a uma especial do WRC.
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