WRC 2009: muita chuva e vários acidentes no primeiro dia da etapa da Irlanda

Péssimas condições climáticas dificultaram a vida dos pilotos nesta sexta-feira; Loeb lidera

Fabrício Migues



Latvala (esq.) perdeu controle do carro no início da prova; Loeb (dir.) lidera etapa

“Nós precisaríamos de um barco ao invés de um carro para poder disputar este rali hoje.” A declaração do piloto francês Sebastién Loeb, da Citroën Total Sports, ao fim do primeiro dia da etapa inaugural do WRC 2009 (World Rally Championship), resume bem o clima da prova. O dia amanheceu com forte temporal em Enniskillen, cidade onde está a central da etapa. Como a maior parte desta etapa é disputada em asfalto, o piso estava bem escorregadio, causando alguns acidentes. Os 35 pilotos que iniciaram a etapa seguem na competição. A etapa de hoje teve 164,5 km.

 Divulgação
Stobart Ford bateu em uma vala após perder controle
Assim como no ano passado, Loeb parece ser imbatível. O francês encerrou em primeiro lugar, com vantagem de 44,4 segundos para o espanhol Dani Sordo, colega de equipe. O finlandês Mikko Hirvonen, da Ford Abu Dhabi, apareceu em terceiro, 1min04s atrás do líder. A liderança de Loeb só ocorreu na última especial do dia. O líder até então era o esloveno Umo Aava, da Stobart Ford, que bateu em uma vala após perder controle do carro em uma freada - perdeu mais de cinco minutos.

Outros acidentes marcantes foram do finlandês Jari-Matti Latvala, da Ford Abu Dhabi, que logo na primeira especial entrou muito forte numa curva e perdeu o controle do carro, e do australiano Chris Atkinson, da Citroën Junior, que se chocou com um poste após errar na curva. No entanto, ambos continuam na prova. Amanhã os pilotos irão enfrentar 133,3 km divididos em seis especiais, e você ficará sabendo tudo aqui, no site da Autoesporte.

Confira os tempos após as seis especiais desta sexta-feira:

1 S. LOEB (FRA) - Citroën C4 - 1h09min35.2s
2 D. SORDO (ESP) - Citroën C4 - 1h10min19.6s
3 M. HIRVONEN (FIN) - Ford Focus - 1h10min40.0s
4 H. SOLBERG (NOR) - Ford Focus - 1h12min44.6s
5 C. RAUTENBACH (ZIM) - Citroën C4 - 1h13min53.5s
6 S. OGIER (FRA) - Citroën C4 - 1h13min58.4s
7 C. ATKINSON (AUS) - Citroën C4 - 1h14min26.4s
8 M. WILSON (ING) - Ford Focus - 1h14min31.2s
9 G. MACHALE (IRL)* - Ford Focus - 1h14min40.3s
10 E. BOLAND (IRL)* - Subaru Impreza - 1h15min29.7s
11 U. AAVA (EST) - Ford Focus - 1h15min35.4s
12 K. AL QASSIMI (UAE) - Ford Focus - 1h16min36.5s
13 A. MACHALE (IRL)* - Ford Focus - 1h17min00.8s
14 A. RING (IRL)* - Mitsubishi Evo IX - 1h17min55.8s
15 S. GALLAGHER (IRL)* - Mitsubishi Evo IX - 1h18min26.7s
16 G. JENNINGS (ING)* - Mitsubishi Evo IX - 1h19min09.0s
17 T. MCNULTY (IRL)* - Subaru S12B - 1h19min34.1s
18 A. MACHALE (IRL)* - Ford Focus - 1h19min48.7s
19 H. WEIJS (HOL)** - Citröen C2 - 1h21min41.5s
20 A. BURKART (ALE)** - Suzuki Swift - 1h21min43.4s
21 M. PROKOP (CZ)** - Citroën C2 - 1h22min06.1s
22 S. BERTOLOTTI (ITA)** - Suzuki Swift - 1h24min19.3s
23 R. BYRNE (IRL)* - Mitsubishi Evo IX - 1h26min10.7s
24 Y. BONATO (FIN)** - Suzuki Swift - 1h26min21.0 s
25 P. ELLIOTT (IRL)* - Mitsubishi Evo IX - 1h27min51.1s
26 T. KELLY (IRL)* - Honda Civic Type - 1h28min02.9s
27. J. LATVALA (FIN) - Ford Focus - 1h30min45.4s
28. L.GRIOTTI (ITA)** - Renault Clio R3 - 1h33min02.9s
29. R. FORDE (FIN)* - Suzuki Swift - 1h33min55.7s
30. N. MCSHEA (IRL)* - Próton Satria Neo - 1h36min52.7s
31. K. ABBRING (HOL)** - Citroën C2 - 1h41min14.3s
32. S. GRAHAM (ING)* - Vauxall Astra - 1h43min18.1s
33. D. JOBB (IRL)* - Mitsubishi EVO IX - 1h45min00.4s
34.K. TREACY (IRL)* - Volkswagen Polo - 1h57min36.1s
35. A. FISHER (ING)* - Ford Fiesta - 2h25min02.2s

0 comentários:

Real Time Web Analytics BlogBlogs.Com.Br