Freio ABS passa a ser obrigatório em veículos novos até 2014

Foto: Divulgação

Sistema de freios ABS permite frear e desviar o carro em uma aquaplanagem, por exemplo

Além dos airbags, todos os automóveis novos fabricados no Brasil ou importados deverão obrigatoriamente ter o sistema de freios ABS até 2014. A medida foi estabelecida por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovada neste mês e publicada na edição de terça-feira (7) do Diário Oficial da União.

O Contran também regulamentou a instalação dos airbags. Segundo a resolução, as montadoras de automóveis precisarão obedecer a um cronograma para a instalação do ABS.



A partir de 1º de janeiro do ano que vem, 8% dos veículos com até oito assentos (além do motorista) e os de carga com peso de até 3,5 toneladas deverão ter o sistema. Esse porcentual deve subir para 15% em 2011, 30% no ano seguinte, depois 60%, até a totalidade da frota em 2014. Em relação aos veículos maiores, 40% devem estar equipados a partir de janeiro de 2013. No ano seguinte, todos.

A resolução prevê que as montadoras poderão determinar como farão para cumprir a regra, escolhendo os modelos que devem receber primeiro o dispositivo.

A partir de 2014, os veículos novos que não tiverem o sistema instalado não poderão ser licenciados. “A instalação gradativa é necessária até para baixar os custos”, diz o presidente da comissão de área técnica da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marcus Vinicius Aguiar.

0 comentários:

Real Time Web Analytics BlogBlogs.Com.Br